Concurso Cultural - História de Polo

A árvore genealógica dos grandes sonhos

Autor: Dienifer Lucas Tech - egressa de Pedagogia (polo Arroio do Tigre - RS)

De fato, toda família sempre tem boas histórias para contar! Há histórias divertidas, emocionantes, de dificuldades, assim como há histórias inspiradoras de superação e sonhos. A Uninter, sendo uma grande família, não foge à regra! Nesta gigantesca “árvore genealógica” há um galho especial, o polo Arroio do Tigre (RS), que já formou mais de 1.400 profissionais em diferentes áreas, e hoje tem cerca de 900 alunos. Pessoas que ganharam qualificação profissional, conseguiram um emprego e melhoraram sua qualidade de vida, além das que já tocam o próprio negócio com muita competência. Mas como tudo na vida segue uma determinada ordem, comecemos do princípio, afinal não há história de um filho sem antes haver a de um pai e uma mãe, não é?

Esta é uma jornada que se iniciou lá em 1996, como um pequeno instituto na cidade de Curitiba, no estado do Paraná. IBPEX (1996), depois Facinter (2000) e Fatec (2002) – três etapas para enfim se tornar Uninter – Centro Universitário Internacional, em 2012. Mudaram os nomes, mas o objetivo permaneceu intacto: realizar sonhos!

“Eu tenho um sonho” – frase que ficou famosa em um dos maiores discursos proferidos até hoje, do líder negro Martin Luther King, em 1963. Todos temos algum sonho na vida e talvez por essa razão essa frase faça tanto sentido. A Uninter teve também um sonho e, mais do que isso, acreditou nele. E hoje realiza os sonhos de toda uma nação.

Sim, no Brasil inteiro são mais de 700 polos de apoio presencial à EAD! Mas onde quero chegar com tudo isso? Em uma pequena cidade, no interior do Rio Grande do Sul, Arroio do Tigre. Foi lá, no ano de 2008, que o sonho de uma professora fez nascer um novo polo de apoio presencial da Uninter.

Depois de alguma burocracia e muito estudo, ainda sob o nome Facinter, o pequeno polo instalado em um escritório, todo em amarelo ouro, contava com 54 alunos. Para os encontros presenciais, locava duas salas de aula, a 6 lances de escada, no prédio de um colégio particular localizado no centro da cidade. Simples, humilde, mas munido de muito amor e força de vontade! A secretaria do polo ficava ao lado do colégio – imaginem vocês como era se deslocar das salas até a secretaria nos dias de chuva e frio, em uma região do Rio Grande do Sul onde o inverno atinge temperaturas abaixo de 0°C.

A educação a distância não era algo comum para a época, era uma verdadeira inovação. Desta forma, foi preciso ter doses elevadas de coragem e persistência para firmar raízes na região. A divulgação, basicamente rádio e jornal local, não parecia suficiente. Era preciso mais. Mas fazer “mais” já estava nos planos de Vânia Regina Pada de Pasa, gestora e “inspiradora”. Ela promovia visitas a escolas e prefeituras, além de eventos acadêmicos para apresentar o novo polo a toda região, mostrando a todos que a modalidade era nova, mas vinha para ficar.

Toda a mudança gera desconforto, dúvidas, e por lá não foi diferente. O medo do novo levou a perguntas como: “Será que vou aprender?”, “O certificado é válido?” Foi preciso trabalhar também essas questões. Novas divulgações respondendo a estas e outras dúvidas. Realizando seu próprio sonho de trabalhar com educação, desistir não era uma possibilidade para Vânia.

Nesta época havia somente os cursos de licenciatura, processos gerenciais e secretariado. Poucos, de fato, mas toda a escada é feita de degraus. Mudar é um processo, não acontece como mágica, gera medo, leva tempo. Mas ao que parece, houve inúmeros corajosos que deram mais ouvidos aos seus sonhos do que ao medo, e a ideia acabou sendo bem aceita por boa parte da população. Vencendo as primeiras adversidades e superando expectativas, o polo cresceu. Como uma roupa que não serve mais, logo aquelas duas salas ficaram pequenas para comportar o número de alunos, que em 2009 já passava de 200.

Então, a necessidade de buscar uma estrutura física maior se tornou evidente. A nova sede era um bloco com 3 salas de aula no prédio onde funcionava a APAE, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Em um branco impecável, os ares de superação e esperança se alinhavam com o propósito do polo educacional, repleto de sonhos grandiosos.

Não tardou para que estas poucas salas também não atendessem mais a demanda de alunos. A tecnologia evoluindo rápido e a necessidade de aperfeiçoamento e especialização da comunidade se transformou, também, na necessidade de um local maior para sediar o polo local da Uninter. E esta mudança ocorreu em meados de 2011, uma verdadeira conquista, com a locação de um prédio inteiro de dois pisos bem no coração de Arroio do Tigre! Fazendo vizinhança com uma grande praça arborizada, além do comércio central, a Rua Reinaldo Orácio Seitenfus, número 235, passou a ser a nova casa do polo, onde permanece até os dias atuais.

Mas não foi só o espaço físico que foi conquistado, é preciso lembrar também da incrível conquista de espaço social. Mais que um polo de apoio, a Uninter em Arroio do Tigre tornou-se símbolo da realização de sonhos, ganhando também um lugarzinho no coração dos arroio-tigrenses. E foi além, mostrando para toda a Região Centro Serra do Rio Grande do Sul que o conhecimento é nosso bem mais valioso. Essa ideia se expandiu com uma mensagem tão positiva de um município ao outro que tornou possível a implantação de 2 Núcleos de Atendimento ao Cliente, os NACs, nas cidades vizinhas de Candelária e Sobradinho, aumentando ainda mais o número de alunos e expandindo seu alcance, passando a englobar além da região Centro Serra, a Quarta Colônia e o Vale do Rio Pardo.

Como uma “ideia maluca” que deu certo, transformando tudo ao seu redor, a Uninter acabou se transformando também. Nada, por melhor que seja, permanece intacto ao longo do tempo. Surgiram novos cursos, totalizando atualmente cerca de 340, professores especializados, novas formas de divulgação, incluindo mídias sociais e marketing digital, atendimentos via WhatsApp e e-mail com total amparo de tutores nestas plataformas, conteúdos atualizados, diversos cursos de extensão gratuitos. Surgiu ainda um grande diferencial, os kits laboratórios, otimizando a formação de engenheiros, kits completos para jornalistas e publicitários, além de livros gratuitos para todos os cursos.

A educação nunca mais será a mesma. Os alunos também não. O aluno Uninter tem seu diferencial, de cabeça aberta para novas possibilidades, focado,  responsável e autônomo. Em uma época em que tanto se fala na aquisição da autonomia, a EAD vem abraçar a contemporaneidade. Muito além de formar excelentes profissionais, forma cidadãos extraordinários, adultos preparados para viver e conviver em sociedade.

De fato, toda família sempre tem boas histórias para contar. Contei um pouquinho da minha, a família Uninter de Arroio do Tigre, que me acolheu como aluna, me deu voz e espaço, me inspirou a ser melhor a cada dia. Tenho certeza de que essa história está muito longe do fim, mas por hoje eu posso dizer com orgulho que faço parte dessa família que realiza sonhos! Eu sou Uninter. Eu sou a mudança. E você?

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Dienifer Lucas Tech - egressa de Pedagogia (polo Arroio do Tigre - RS)
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


2 thoughts on “A árvore genealógica dos grandes sonhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *