A arte como instrumento de aprendizagem

Autor: Milena Souza - Estagiária de Jornalismo

Mom plays with her daughter at home. Lessons on a musical instrument. Children's development and family values. The concept of children's friendship and family.

A arte é um meio criativo de expressão de sentimentos e emoções. Este poder simbólico e comunicativo  faz dela um importante instrumento de aprendizagem, podendo ser usado em todas as etapas da vida. Esse foi o tema do programa Chave Interdiciplinar do último dia 25.jun.2021.

A live foi promovida pela Rádio Uninter em parceria com a Escola Superior de Educação e teve como tema A arte e suas conexões de aprendizagem. O programa foi mediado pela professora Gisele Cordeiro, que conversou com as professoras Elaine Bulow e Andreia Rocha.

Andreia começa relembrando um dos grandes marcos da arte brasileira no último século. “Na semana de arte moderna os artistas trouxeram várias linguagens em desenvolvimento, e mais tarde, com os pioneiros da educação, temos um desenvolvimento a mais”, lembra a docente, falando sobre o evento histórico de 1922.

A professora explica que a arte passou a fazer parte do sistema de ensino obrigatório em 1971, ano em que surgem cursos específicos para a formação de professores. Andreia explica ainda que, em sua origem, a licenciatura em artes passava pelas 4 linguagens artísticas, sendo elas a visual, a musical, a dança e o teatro. “O professor era formado na escola pra trabalhar essas quatro linguagens voltadas pra atender à necessidade da sociedade da época. Essas linguagens contribuem para o desenvolvimento dos alunos, trabalhando os sons e usando as linguagens corporal e visual como forma de aprendizagem.”

O ensino da arte, que surgiu como “educação artística”, vem mudando para se adaptar ao seu tempo. A arte sempre expressa um momento da realidade, o artista exprime o que ele vive, a sociedade em que ele vive. “A arte, em seus princípios, não mudou, ela foi se adaptando a seu tempo. Como hoje as pinturas digitais, usando menos tintas, ou seja, é a arte usando os recursos do seu tempo”, comenta Andreia.

Já Elaine destaca a contribuição da música nesse processo. Ela comenta a lei federal, de 2008, que tornou obrigatório o ensino de música, podendo entrar não como disciplina exclusiva, mas como parte integrada da formação artística. “Grande parte das escolas trabalha a música dentro da matéria de artes, não sendo uma matéria exclusiva”.

Em ordem cronológica, as professoras explicaram como o estudante tem contato com a arte, desde a educação infantil até a vida adulta, e como isso é relevante para seu desenvolvimento pessoal. “O nosso estudante chega na educação infantil e começa a adquirir reportório, o contato com a tinta, com o desenho, com as linhas. No ensino fundamental, o aluno começa a colocar em prática, colocando sua expressão e seus sentimentos através de pinturas e desenhos. A arte está em tudo ao nosso redor”, diz Andreia.

Para concluir, a professora Elaine ressalta que a linguagem musical é uma ferramenta potencializadora. “A música está em todo os contextos de nossa vida. Desde a educação infantil, em que vai auxiliar para que o aluno compreenda a nossa língua, o som. Através de uma brincadeira musical, a música contribui para o conhecimento e o aprendizado. Podemos criar um som com a nossa voz, com nosso corpo e ajudar o aluno a se expressar através das músicas, na criação de letras e canções”, finaliza.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Milena Souza - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Pvproductions/Freepik


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *