Escola de Ciências Agrárias e Meio Ambiente realiza 4ª Semana Acadêmica

Autor: Renata Cristina - Assistente de comunicação

A Escola Superior de Ciências Agrárias e Meio Ambiente (ESCAM) da Uninter realizou sua 4ª Semana Acadêmica entre os dias 6 e 10 de outubro. Com a temática “Territórios Produtivos – Tecnologia, sustentabilidade e empreendedorismo rural”, o evento tinha como objetivo proporcionar conhecimento, networking e troca de experiências.  

A mesa de abertura da semana contou com a participação do pró-reitor de graduação, cursos técnicos e extensão, Rodrigo Berté, e o diretor da Escam, André Corradini, com mediação de Marivaldo Oliveira. A conversa tratou da relação entre o agronegócio e o meio ambiente, abordando a relevância de reconhecer a interdependência entre as áreas. 

“Eu costumo enfatizar em todas as minhas falas que essas duas áreas precisam, obrigatoriamente, caminhar juntas. Não existe nenhum motivo para que haja uma separação entre elas. Mas a gente tem problemas, sim, seríssimos, nos extremos. Os extremos do agro e os extremos do meio ambiente. As coisas precisam conversar de forma adequada e dentro dos princípios e estudos que são feitos”, afirma Corradini.   

Norteados por essa temática, os professores debateram sobre sustentabilidade, empreendedorismo e a importância da especialização no âmbito rural. Diante da presença de muitos profissionais dedicados ao campo, torna-se fundamental desenvolver técnicas. “Tem muita gente boa e é para eles que a gente tem que desenvolver técnica, educar, mostrar, trabalhar programas de educação ambiental voltados à agricultura e à pecuária”, diz Berté.  

Além disso, salientaram a importância de voltar as atenções para a região na qual cada um está inserido, promovendo mudanças significativas. 

O segundo tema da noite foram os cases de sucesso dos cursos da Escam. A apresentação, realizada pelo professor Marivaldo, trouxe os egressos Luciane Lanser, José Nichele, Lucas Goulart, Maria Rita, Rafael Reis, Diego Ricardo Oliveira e Adelmo Machado, que falaram sobre as experiências vividas nos cursos e como aplicam os conhecimentos adquiridos no dia a dia.  

Para o segundo dia, o foco foram as questões ligadas à sustentabilidade. A noite iniciou com o tema “Planejamento da produção de peixes”, com o professor Ricardo Ribeiro abordando a profissionalização do negócio, estratégias e planejamento na piscicultura e oportunidades que geram renda e emprego. Seguido por Márcia Andreazzi, que abordou a temática “Tecnologias limpas e a sustentabilidade”, trazendo o contexto histórico e a necessidade da preservação ambiental.  

O terceiro dia abordou “O cultivo do Mirtileiro e potencial produtivo no Brasil”, no qual a professora Jacqueline Pereira se aprofundou nas possibilidades da fruta, ainda não tão conhecida no país. Já a professora Eliane Lourenço Goulart Festa trouxe a reflexão: “Cooperativas: e eu com isso?”, para debater como o cooperativismo impacta no cotidiano, como se ambientar neste mundo, entre outros pensamentos.  

O professor Arnaldo Brandão foi responsável pela palestra “Do cinza ao verde: Telhados-Jardins como sustentabilidade construtiva”, falando sobre a sustentabilidade nas construções urbanas seguido pela professora Francelize Chiarotti, com o tema “Fruticultura de oportunidades: inovação, valor e exportação”, alertando sobre as possibilidades da busca por opções de frutíferas diferentes, no penúltimo dia.  

Para finalizar a semana acadêmica, dois tópicos nortearam as palestras. “Do campus ao campo: atribuições e oportunidades nas Ciências Agrárias”, ministrada pelo professor Ricardo Araújo, ponderou o campus como escola, direcionado ao mercado de trabalho. Por fim, “Árvores na cidade: soluções naturais para os desafios urbanos”, destacou como a necessidade da aplicação de conhecimento de forma efetiva para poder superar as dificuldades das cidades, por Jaçanan Milani.  

As mesas foram mediadas pelo professor Marivaldo Oliveira e contou com a participação ativa dos alunos, que esclareceram dúvidas, interagiram com os temas e também trouxeram das próprias vivências através dos comentários on-line. Ao todo, são quase seis mil visualizações até o momento.

”Tenho certeza, pelos comentários de vocês que nós tivemos na semana acadêmica, que vocês curtiram, que gostaram. Isso nos comprova que a Semana Acadêmica é um evento de calendário dos nossos cursos e que permanecerá assim”, destacou Marivaldo.

As palestras do evento estão disponíveis no canal do Youtube da Escam.  

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Renata Cristina - Assistente de comunicação
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Reprodução Youtube


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *