32 anos do SUS: o que temos a comemorar?

Autor: Leonardo Túlio Rodrigues - Estagiário de Jornalismo

A principal porta para a assistência médica pública no Brasil completa 32 anos neste 24 de setembro. Criado em 1990, o Sistema Único de Saúde (SUS) é o único sistema governamental no mundo a atender mais de 150 milhões de pessoas. No entanto, a data reserva poucas celebrações. O sistema, fundamental durante a pandemia de Covid-19, passa por dificuldades quanto a questões de financiamento e discussões sobre a definição de piso salarial de profissionais da área.

De acordo com a doutora em Odontologia e professora da Uninter Ivana Busato, a crise enfrentada pelo SUS é resultado do congelamento de recursos de saúde feito pela Emenda Constitucional 95, que limita os gastos públicos até 2036, assim como o aprofundamento das políticas de austeridade do Governo Federal. A proposta de orçamento para 2023 prevê o corte de 42% nas verbas discricionárias do Ministério da Saúde, passando de R$ 17 bilhões de 2022 para R$ 9,84 bilhões no próximo ano. A verba é destinada para a compra de materiais, equipamentos e investimentos na área.

Na opinião de Ivana, não podemos permitir que o SUS seja sucateado. Ela cobra uma maior responsabilidade do governo federal em financiar e promover estudos e pesquisas cientificas. “Estados e munícipios devem aplicar corretamente os recursos da saúde. Não tem como oferecer o cuidado à saúde sem o financiamento”, afirma.

Ela lembra que o Sistema Único de Saúde não se resume somente a consultas e exames. Ele também está presente nos regulamentos na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e em muitas outras áreas da sociedade. “Temos que, enquanto sociedade, continuar lutando para que o SUS seja cada vez mais abrangente e que possa estar presente na vida das pessoas”, diz.

Ivana Busato foi a convidada do programa Saúde em Foco, transmitido pela Rádio Uninter, em 20 de setembro de 2022. Comandado pela jornalista Barbara Carvalho, o episódio abordou os atuais desafios governamentais para assegurar a eficiência do SUS e segue disponível neste link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Túlio Rodrigues - Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Outra Saúde e reprodução YouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *