Diretora da Escola de Educação participa de lançamento de livro

Autor: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica

A diretora da Escola Superior de Educação da Uninter, Dinamara Pereira Machado, participou da cerimônia de lançamento do livro A educação no Brasil e no mundo: prioridades e desafios (Editora CRV), do qual é coautora de um dos capítulos. A ocasião tomou lugar no Babette – Café e Bistrô, no Centro de Curitiba (PR), em 28 de setembro de 2022. A publicação reúne estudos produzidos em homenagem à professora Naura Syria Carapeto Ferreira, na qual os organizadores convidaram notáveis pesquisadores e educadores do Brasil, de Portugal e da Espanha para exporem seus objetos de investigação em 16 capítulos.

A obra é composta por três eixos temáticos: Políticas Públicas e Gestão da Educação; Formação de Professores; Educação, Trabalho e Direitos Humanos. O objetivo da coletânea é expor grandes questões que perpassam a educação, em diálogo e do pensamento da homenageada em cada capítulo. Com seis décadas dedicadas à educação paranaense, pautadas pelo ensino e compromisso com a justiça social, a professora Naura é graduada em Pedagogia, mestra e doutora em Educação, com dois pós-doutorados na área. Atuou por 21 anos na UFPR (Universidade Federal do Paraná), escreveu livros com foco na educação e criou cursos de pós-graduação em instituição privada de ensino superior.

“Uma única palavra a todos vocês que estão nesse ambiente e que, com esse dia chuvoso e frio, vieram acalentar o nosso coração, o meu coração, e prestigiar, eu já tendo recebido tanto de vocês em toda minha vida: gratidão”, declarou a homenageada ao público presente.

Em coautoria com a ex-docente da Uninter Márcia Regina Mocelin, o capítulo da professora Dinamara trata dos 30 anos do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), completados em 2020, durante a elaboração da obra. Para ela, o tema é de suma importância como resgate histórico para se pensar num futuro melhor.

“Precisamos pensar sempre nas crianças, que elas também são sujeitos de direitos desde o nascimento e que precisamos cuidar dessas crianças”, declara. “[Estou] Agradecida e orgulhosa porque estar ao lado dos profissionais que estão nesta obra coletiva. Significa que, devagarinho, estou fazendo o meu trabalho de professora, de pesquisadora e de gestora, e posso estar ao lado de grandes nomes.”

Com organização dos doutores Marcelo Ivan Melek e Sarita Aparecida de Oliveira, a obra se caracteriza pelos diversos olhares aprofundados em torno da educação brasileira e internacional. “Esses estudos aprofundados na área da educação na contemporaneidade seguem a linha de pensamento que a professora Naura defende, que é histórico-dialético, de uma educação humanizada, emancipatória”, destaca Sarita.

“A ideia do livro foi agradecê-la [professora Naura] por tudo que ela nos ensinou e nos ensina, e, ao mesmo tempo, oferecer essa obra pra comunidade acadêmica. A educação no Brasil e no mundo como prioridade e seus desafios é o tema que a gente acha precisa enfrentar cada vez mais, que são os grandes lemas da educação, principalmente no momento que a gente vive, histórico, político e social”, contextualiza Melek.

A vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPR, Andréa Barbosa Gouveia, foi aluna de graduação em Pedagogia de Naura na instituição e vê com encanto a iniciativa. “É um livro que marca o reconhecimento de uma trajetória de contribuição para a educação e o reconhecimento em vida, que é uma coisa muito importante de a gente prestigiar os intelectuais que produzem a defesa da educação pública”, reconhece.

Além da professora Dinamara, outros docentes e colaboradores do centro universitário estiveram presentes, como o diretor da Escola de Gestão, Comunicação e Negócios, Elton Ivan Schneider, o coordenador dos bacharelados em Teologia Doutrina Católica e Sociologia, Cícero Manoel Bezerra, o coordenador da Central de Carreiras da Uninter, Sidney Lara, e a coordenadora da Escola de Polos, Francieli Castro.

Outros nomes da educação paranaense prestigiaram o evento, entre eles a pesquisadora aposentada Ariclê Vechia, Douglas Mancini, Elizabete Piá, José Maurício de Almeida, Maria Dativa Gonçalves, Maria Elisabete Miguel, Maria Sílvia Bacila (secretária municipal da Educação de Curitiba), Neusa Gomide, Regina Michelotto e Simone Zampier (diretora do departamento do Ensino Fundamental de Curitiba).

O livro pode ser adquirido nos formatos físico e virtual neste link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Arthur Salles e Barbara Carvalho (edição)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *