Webinar mostra como aprender inglês brincando

Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de Jornalismo

No mundo todo, mais de 1 bilhão de pessoas usa o inglês para se comunicar diariamente, seja como língua nativa ou estrangeira. Por sua relevância como língua do comércio internacional, da política e da ciência, o domínio da língua inglesa é requisito essencial para as melhores vagas no mercado de trabalho.

Essa relevância da língua inglesa se reflete também na educação. No Brasil, o inglês é a língua estrangeira obrigatória no currículo escolar. Para falar sobre o uso dos jogos como ferramenta de ensino de língua inglesa, a pós-graduação em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa promoveu o Webinar Games and Language Learning. Transmitido ao vivo através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Uninter, no dia 24.fev.2021, o evento contou com a participação da professora Thereza Cristina de Souza Lima, da Uninter, e da mestranda da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Fabielle Rocha Cruz.

A conversa entre elas foi na língua inglesa, como forma de oferecer aos ouvintes uma oportunidade de praticar o idioma.

“É visível que em nosso mundo globalizado, além do inglês que está em tudo, os jogos se tornaram uma tendência, seja para crianças, jovens ou adultos. Diferente do que se pensava anos atrás, jogos podem trazer muito aprendizado, então, por que não os incluir na língua inglesa, tornando-a mais atraente na realidade de nossos alunos”, pontua Fabielle.

Gamificação no processo de aprendizado

Dentro do processo de aprendizagem, a inserção de tecnologias e jogos como metodologias ativas é chamada de “gamificação”. O processo consiste em inserir técnicas e estratégias de jogos nas atividades pedagógicas e assim atingir o objetivo esperado.

De acordo com Fabielle, bons jogos podem culminar em bons aprendizados, pois à medida que as habilidades necessárias para determinado game auxiliam em um melhor entendimento de novas palavras, por exemplo, nosso cérebro cada vez mais as intensificará para que se fixem.

Entretanto, segundo Thereza, é preciso que se tenha bem definida a diferença entre o uso de jogos para algo sério, ou para mero entretenimento, a partir do momento em que se tornam ferramentas de aprendizagem.

Fabielle apresentou definições do linguista estadunidense James Paul Gee acerca dos jogos como formas de aprendizado. Basicamente, ele entende que os jogos servem como forma de transferência de conhecimento, modelos culturais e de atividade social, que estimulam a interação com a língua.

Ao final, as professoras citaram alguns exemplos de plataformas e aplicativos para o aprendizado de inglês, com conteúdo gratuito, que utilizam princípios de gamificação:  quizizz, alphabear, backpacker trivia, elsa speak.

Estudantes da Uninter podem assistir à palestra gravada no Ava Univirtus, na aba “Ao vivo”, pesquisando por Webinar Games and Language Learning.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Cottonbro/Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *