Visita à emissora da Globo põe alunos em contato com o telejornalismo

 

Gabriel Bukalowski – Estagiário de Jornalismo

Correria, tensão, gritos, reuniões, concentração e muito trabalho. Essa foi a realidade que os alunos do curso de Jornalismo da Uninter, das turmas da noite e da manhã, puderem observar em uma visita técnica aos bastidores da notícia da RPC TV, emissora filiada à Rede Globo em Curitiba. A ideia foi para que os alunos conheçam como é a televisão na prática.

Durante a visita, os alunos conheceram os diferentes setores da emissora, passando pelos estúdios do Globo Esporte, Estúdio C, Meu Paraná, Paraná TV, além do novo cenário do Portal do G1. Também foram ao setor de engenharia e suíte, que é a cabeça da programação, e também à redação de jornalismo. Além disso, puderam acompanhar ao vivo o jornal Paraná TV 2° Edição, apresentado por Sandro Dalpícolo.

A visita foi acompanhada por um guia da RPC junto com os professores André Corradine, da disciplina de Edição de Vídeo, e com a professora Gisele Rech, de Técnicas de Televisão. Os estudantes tiraram dúvidas com repórteres e apresentadores da TV. “Foi uma noite incrível. Muito diferente do que imaginei que seria. A visita me trouxe para a realidade do jornalismo”, diz a estudante Ariadne Körber.

Na redação de televisão, muitas vezes é uma correria constante para apurar a notícia e levar o conteúdo de qualidade para o telespectador. “Fazemos pelo menos três reuniões no dia, até mesmo quando finaliza o telejornal. Abrimos discussão sobre o que será abordado no dia seguinte”, frisa o apresentador e repórter Jasson Goulart.

Com dicas e muita prosa com os profissionais, os alunos já decidiram qual área do jornalismo pretendem seguir. “A visita me fez levar uma bagagem muito interessante sobre a realidade na televisão. Em sala é uma coisa, na redação é outra. Conheci coisas novas. Vale muito a pena a visita, mas minha praia é o rádio”, comenta o aluno Douglas Miranda.

O programa de visitas

Coordenado pelo Grpcom, o programa de visitas da RPC teve início em março de 2016, abrindo as portas do grupo para que os interessados possam conhecer de perto a estrutura da emissora, além de ter o privilégio de assistir ao Paraná TV e depois bater um papo com apresentadores e repórteres.

Tem interesse de conhecer a emissora da RPC? Então, envie um e-mail para [email protected] com seu nome e cidade e aguarde o contato para realizar o agendamento.

Confira se na sua cidade a TV local abre espaços para visitas e agende sua data. Para mais informações acesse o site.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *