Uso de celular: o principal perigo no trânsito é você!

Autor: * Rafaela de Almeida

Basta uma olhada rápida ao seu redor para encontrar alguém utilizando um celular. Nos últimos anos, o celular se tornou uma ferramenta muito presente do dia a dia das pessoas, seja para comunicação ou para interação social. No entanto, o uso deste aparelho está se tornando uma combinação perigosa, quando associada à mobilidade urbana. Pois o uso excessivo do celular e a crescente dependência dos dispositivos móveis tem se mostrado uma ameaça à segurança de pedestres e condutores dos mais diversos veículos: carros, motos e até mesmo bicicletas.    

Visualizar ou enviar uma mensagem de texto, fazer uma chamada, posar para uma “selfie” e principalmente, fazer entradas ao vivo em reuniões e transmissões em redes sociais, desviam e comprometem a atenção dos condutores e pedestres, tornando-os menos responsivos aos eventos que ocorrem à sua volta. De acordo com dados do Detran- PR, ler, falar, digitar e até usar fones de ouvido aumentam as chances de acidentes em até 80%.   

Mas porque o uso desses equipamentos vêm se tornando um estímulo tão perigoso no trânsito? A resposta é simples, porque interfere diretamente na atenção quanto aos sons, campo visual e fatores cognitivos, aumentando a dificuldade em detectar obstáculos nas vias, a percepção de outros veículos e de pedestres, além de retardar a ação em casos de riscos de acidente, podendo resultar em colisões ou atropelamentos. Quando alguém utiliza seu smartphone no trânsito, não põe apenas a própria vida em risco, mas compromete a integridade e a vida de outros condutores e especialmente de veículos de menor porte (motos e bicicletas) e pedestres.   

Estudos da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) indicam que uma fração de segundo de distração pode ser suficiente para causar um acidente, pois digitar uma mensagem de texto, enquanto se conduz um veículo à 80 km/h é o equivalente a dirigir com os olhos vendados por um percurso de até 100 metros. Ainda de acordo com a entidade, o uso do celular ao volante já é a terceira maior causa de mortes no trânsito, chegando a gerar 154 mortes por dia, 54 mil por ano, em todo o país, sendo responsável por quase 50% das atividades que resultam em falta de atenção do condutor.   

Além do perigo de provocar graves acidentes e colocar em risco à vida de outras pessoas, o motorista que segurar ou manusear o telefone celular enquanto dirige comete uma infração gravíssima, de acordo com Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa de R$ 243,47 e perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.  

Os pedestres também estão cada vez mais distraídos no uso de celulares enquanto caminham pelas ruas, seja pelo uso de fones de ouvido, digitando mensagens, atendendo chamadas ou interagindo em redes sociais. Em muitos casos, os pedestres estão tão envolvidos em seus dispositivos que não percebem os sinais de trânsito, semáforos e carros se aproximando, tornando-se alvos vulneráveis para acidentes.  

Como forma de combater essa crescente ameaça no trânsito, entidades responsáveis pelo trânsito, vêm atuando em campanhas de conscientização, implantação de redutores de velocidade e aplicação de leis mais rigorosas, mas é crucial que motoristas e pedestres reconheçam os perigos associados ao uso excessivo do celular. Cabe a todos nós, como membros da sociedade, assumir a responsabilidade de mudar nossos comportamentos e adotar medidas que promovam um trânsito mais seguro para todos. Afinal, o principal perigo no trânsito somos nós mesmos, quando nos distraímos!  

* Rafaela de Almeida é Doutora em Gestão Urbana. Mestre em Gestão Urbana e professora no Centro Universitário Internacional – Uninter 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: * Rafaela de Almeida
Créditos do Fotógrafo: Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *