Uninter Sombrio participa do colóquio internacional de educação especial

Autor: Beatriz Vasconcelos - Estagiária de Jornalismo

Na última semana de junho, aconteceu em Florianópolis (SC) mais uma edição do evento CINTEDES, o Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar. Este ano, o polo Uninter Sombrio (SC) marcou presença.

O CINTEDES é um espaço de discussão das políticas nacionais de educação inclusiva, que acontece a partir do diálogo com os contextos internacionais e locais. Na última edição, o tema foi “Re-imaginando a escola inclusiva: políticas, práticas e inovações”.

Durante os dias de evento, aconteceram conferências internacionais, mesas-redondas, minicursos, sessões de apresentação de trabalho, relatos de experiência, lançamento de livros e também uma programação cultural.

A coordenadora do polo Sombrio, Valdete Homem, e a tutora do curso de Pedagogia, Josiane dos Santos Medeiro, apresentaram um artigo intitulado “A formação inicial docente no contexto da inclusão: relato de experiência”.

O processo de produção do artigo partiu da prática do portfólio realizada pelos discentes do curso de Pedagogia no ano de 2018. De acordo com as educadoras, tanto a sequência de criação quanto o artigo finalizado foram um sucesso.

Apesar do nível de formação dos profissionais que trabalham na educação estar cada vez mais qualificado, ainda se encontram muitas dificuldades ao trabalhar com a educação especial. Nesse contexto, um evento voltado para essa área é de extrema importância para que seja possível dialogar e apontar novos caminhos.

Diante das complexidades encontradas nesse campo, Josiane e Valdete compartilham a ideia de que falta qualidade nas estruturas físicas das instituições, materiais adaptados e principalmente práticas pedagógicas voltadas para esse público.

Na edição mais recente do CINTEDES, destacaram-se temáticas sobre a utilização de recursos tecnológicos, divulgação de materiais e minicursos. A aluna do curso de Pedagogia Jiovana de Oliveira Clarinda, que também participou do evento, afirma que realizações como essa “contribuem para a troca de experiência e informação”.

Diante dos estudos apresentados no evento, tanto a coordenadora do polo como a tutora do curso de Pedagogia ressaltam a relevância das temáticas, especialmente as relacionadas à adaptação curricular e ao planejamento inclusivo.

Valdete e Josiane destacam, por fim, a participação de alguns dos alunos do polo, que durante os dias de evento quebraram paradigmas ao superar limitações impostas por suas necessidades educacionais especiais e contribuíram com a apresentação de trabalhos, deixando não apenas as professoras como também a instituição de ensino muito orgulhosas.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Beatriz Vasconcelos - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo PAP Sombrio


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *