SOLIDARIEDADE

Uninter recebe homenagem por integrar Justiça nos Bairros

A Uninter foi homenageada pelo Sistema Fecomércio do Paraná pela participação no projeto Justiça nos Bairros, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) desde 2003 para prestar atendimento jurídico à população de baixa renda. A Uninter participa da iniciativa há três anos por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do curso de Direito da instituição. Além da Uninter, apenas a FAE também foi homenageada.

O projeto é aberto à participação de entidades privadas, profissionais voluntários e estudantes. O objetivo é desenvolver a dignidade à pessoa humana ao despertar a esperança e ajudar na garantia dos seus direitos. No ano passado, a professora e coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica Civil e Extensão da Uninter, Tatiana de Paula, fez uma parceria com o projeto para que os alunos do 9º período do curso de Direito colaborem com a iniciativa.

Os atendimentos semestrais feitos pelos alunos são recebidos através do Instituto IBGPEX, braço social da Uninter. No primeiro semestre de 2017 foram 43 atendimentos realizados pelos universitários da instituição. Tatiana conta que a experiência foi única. “Fiquei bastante feliz e orgulhosa pelo reconhecimento recebido. É um prêmio nosso, da nossa junção de esforços, esforço do coordenador do curso, o professor Jailson Araújo, dos professores do NPJ, dos alunos e meu”, diz a professora.

Mudar os moldes da educação superior com práticas na sala de aula para deixar mais interessante e atrativo é algo que a professora acredita ser possível. “Com esse projeto, nenhum aluno faltou aos dias programados para as atividades práticas. Nenhum mesmo. Eu os vi interessados do início ao fim. Vi aluno atendendo aos clientes com dedicação máxima para, de fato, ajudar. Não havia ninguém por obrigação. E isso significa muito”, diz ela.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Camila Toledo – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *