INOVAÇÃO

Dispositivo instalado no carro alerta quando motorista está alcoolizado

O Projeto Renault Experience é uma iniciativa da Renault que busca deixar universitários brasileiros mais próximos da indústria automobilística. Nesta edição, foram 445 equipes de 82 instituições de ensino do país que inscreveram seus projetos inovadores. Apenas 30 grupos foram selecionados para a segunda fase da disputa. A Uninter teve dois projetos selecionados, entre os escolhidos está a equipe SENSCAR dos alunos de Relações Internacionais.

O caso do ex-deputado Carli Filho, condenado recentemente a 9 anos e 4 meses de prisão por se envolver num acidente em que morreram dois jovens, também tem gerado debate sobre o a direção e a bebida alcoólica. Os integrantes da SENSCAR perceberam o problema causado pela bebida alcoólica e decidiram desenvolver um dispositivo que é instalado no carro.  Através dos sensores do aparelho é possível identificar se o motorista está ou não alcoolizado.

Se o condutor estiver sob efeito de bebida, o programa enviará uma mensagem de aviso para um parente ou ponto de táxi mais próximo. Além do aviso, o dispositivo também não permitirá que o carro dê a partida. O aluno da Uninter e integrante do grupo Jean Pierre conta o que inspirou a equipe. “Queríamos encontrar algo que pudéssemos unir a criação de um produto inovador, pensado para o veículo e que fosse voltado para salvar vidas. Algo que tivesse impacto social positivo”.

O professor da Escola de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança e orientador da equipe SENSCAR, André Barsch Ziegmann, afirma que os estudantes estarem conseguindo conciliar trabalho acadêmico com o projeto já é um grande trunfo. Estar entre os 30 melhores do país é resultado de um trabalho feito com dedicação. “Acredito que se no futuro isso não se tornar obrigatório, com certeza despertará interesse de montadoras”, fala o orientador.

Segunda etapa

Na segunda etapa, o projeto sai do papel e deve ser moldado para as necessidades do mercado. Serão escolhidas três equipes das 30 selecionadas na primeira fase. Cada grupo finalista receberá R$ 30 mil em dinheiro e a oportunidade de apresentar o projeto para o grupo executivo da Renault. Para garantir a classificação, a equipe SENSCAR conta com o apoio intelectual de Rodrigo Batista, que além de participar da organização de trânsito durante a Olimpíada do Rio em 2016, também é especialista em mobilidade urbana.

O desejo da equipe não é somente na classificação, mas também é atingir o interesse dos profissionais da Renault. “Queremos criar um modelo de negócios consistente e detalhado, para que fique claro para os avaliadores a viabilidade do nosso produto, como produção e o potencial de venda”, conclui a integrante da equipe Carlos Eduardo da Cunha.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Arthur Neves – Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Arthur Neves - Estagiário de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *