Coordenadoria de Pesquisa, Iniciação Científica e Publicação Acadêmica

A Coordenação de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, do Centro Universitário Internacional UNINTER, é responsável pela administração e acompanhamento dos assuntos relativos à pesquisa.

Entre as atividades sob responsabilidade deste departamento, destacam-se os eventos de divulgação científica. Desde 2004, o Centro Universitário, realiza o Encontro de Iniciação Científica e Fórum Científico (ENFOC), com o objetivo de fomentar o intercâmbio de conhecimentos entre empresas, indústrias, o mundo dos negócios, o mercado, estudantes de graduação e pós-graduação, e professores do ensino superior. Mas para este ano, a UNINTER tem uma novidade. De acordo com o coordenador do departamento de Pesquisa, Iniciação Científica e Publicação Acadêmica, Mário Sergio Cunha Alencastro, “transformamos o ENFOC em um congresso, cujo objetivo é dar continuidade à divulgação científica com qualidade”.

Por isso, entre os dias 23 e 24 de outubro, será realizado em Curitiba, o I CONINTER – Congresso Internacional de Conhecimento, Inovação e Sustentabilidade que é a evolução do ENFOC. A característica principal do evento é a multidisciplinaridade, abarcando temáticas como: Educação, Saúde, Meio Ambiente, Sustentabilidade, Gestão Pública, Negócios, Política, área Jurídica e Segurança. Nessa edição o evento contará com palestras, minicursos, oficinas, mesas redondas, grupos temáticos e encontro de editores.

Outra atividade da Coordenação de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão é o Programa de Pesquisa Docente, que tem como objetivo promover a melhoria da infraestrutura de pesquisa do Centro Universitário e incrementar a produção intelectual, respeitando sempre os critérios de qualidade estabelecidos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O programa conta com oito grupos de pesquisa, devidamente registrados no CNPq, com 88 pesquisadores envolvidos.

O Programa de Iniciação Cientifica, também merece atenção especial. Esta iniciativa visa incentivar a participação dos estudantes, de cursos de graduação da instituição, no Programa Institucional de Iniciação Científica, para que desenvolvam o pensamento e a prática científica sob a orientação de pesquisadores qualificados.  Atualmente a instituição tem 36 alunos bolsistas e 79 voluntários participando da Iniciação Científica.

A UNINTER também tem publicações acadêmicas. Atualmente, a instituição publica seis periódicos científicos qualificados, sendo que a pioneira (2006) é a Revista Intersaberes, dirigida a área de educação, seguida da Ius Gentium (2010), voltada para a área jurídica. Posteriormente, surgiram as revistas: Meio Ambiente e Sustentabilidade; Organização Sistêmica; Saúde e Desenvolvimento; Saúde Quântica (o único periódico qualificado anual), com início em 2012.

Recentemente, em 2013, foi lançada a Revista Uninter de Comunicação (RUC). Incluídos nas publicações acadêmicas estão os Cadernos de Pesquisa, destinados a publicação de alunos. Todos os periódicos podem ser acessados pelo site: (http://www.uninter.com/pesquisa/revistas-cientificas/)

 

Incorporar HTML não disponível.


1 thought on “Coordenadoria de Pesquisa, Iniciação Científica e Publicação Acadêmica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *