Uninter promove formação de professores para profissionais de escola em SC

Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo

Parcerias entre instituições de ensino superior e escolas de base são importantes não apenas para que os estudantes possam vislumbrar as possibilidades que têm para o futuro profissional, mas também para auxiliar os professores que atuam com os jovens. O polo da Uninter em São José do Cedro (SC) mantém uma relação próxima com as escolas da região e frequentemente faz visitas para diálogos com os alunos.

No último mês, o polo ampliou essa parceria. Em conversa com a direção da Escola de Educação Básica Cedrense, a gestora Andréia Demossi não quis só levar os cursos do centro universitário para os estudantes, mas também proporcionar uma atividade aos profissionais. “É uma vida de mão dupla, onde ambas se ajudam”, comenta.

Ao saber que os professores precisavam de uma palestra de formação, a gestora entrou em contato com a professora Dinamara Machado, diretora da Escola Superior de Educação (ESE), que prestou apoio e dispôs de duas docentes da área para a ação.

Mônica Caetano e Andréia Rocha atuam nos cursos de licenciatura em Pedagogia, Educação Especial e Psicopedagogia da Uninter. No dia 10.jun.2021, abordaram o tema Qual o meu maior desafio hoje como professor? com 25 profissionais da EEB Cedrense, por meio de uma conferência virtual, que durou cerca de duas horas. Denise Angeli, assessora de direção da EEB Cedrense, afirma que atualmente os professores “estão sedentos” por metodologias e alternativas que os auxiliem na atuação profissional. O amparo teórico serve de alicerce para esse fazer.

“Para a escola, é um privilégio contar com a presença de uma Universidade, pois o conhecimento começa a ser elaborado na ponta, a partir das situações vividas no cotidiano da escola. Assim, à luz da reflexão, ajuda-nos a pensar de forma intencional as ações para adequar as situações presentes. Tal experiência, fortalece a prática pedagógica, pois vem com base em estudos construídos antecipadamente”, afirma.

As professoras da Uninter contam que buscaram “refletir sobre o contexto atual do ensino básico em tempo de pandemia, bem como o perfil das crianças e jovens que estão nas escolas de ensino fundamental e médio”. Além disso, compartilharam “experiências acerca do uso de tecnologias digitais e abordagens que estimulam os estudantes a um maior envolvimento em seu processo de aprendizagem”.

A realização de formações como essa, de acordo com Mônica e Andréia, é importante no sentido de “fortalecer trocas de experiências entre a universidade e o ensino básico, oportunizar reflexões acerca do trabalho docente e contribuir para um repensar nas formas de ensinar e aprender”.

Denise garante ainda que a parceria com a Uninter é essencial, pois mantém os profissionais “avivados” com os estudos recentes em relação ao comportamento dos estudantes e os teóricos vigentes. “No cotidiano da vida escolar, entramos num automático que não nos permitimos refletir sobre questões presentes, aí a necessidade de levarmos a realidade para dentro da Universidade para com ela podermos analisar com referenciais teóricos e mudar nossa postura com coerência e profissionalismo”, finaliza.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: PAP São José do Cedro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *