Uninter participa de capacitação de professores da educação básica

Autor: Flávio Ducatti e Gustavo Henrique Leal - Estagiários de Jornalismo

Duzentos e vinte e quatro professores da rede municipal de ensino de Curitiba (PR) lotaram dois auditórios da Uninter para participar de um evento de desenvolvimento profissional, no dia 22 de agosto. Os encontros aconteceram simultaneamente nos espaços da instituição nas sedes Garcez e Divina, ambos no centro da capital paranaense.

A iniciativa fez parte do projeto Pesquisa-Ação na Escola (PAE), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME), e tem como objetivo promover a reflexão, o estudo de temas relacionados às políticas educacionais da atualidade e discussões teórico-metodológicas contemporâneas e que coadunam com o currículo da SME.

O projeto PAE é um estímulo à pesquisa, inovação e aprendizagem, possibilitando a interação das escolas de nível básico com instituições de ensino superior, buscando desenvolver ações em prol da melhoria da qualidade do ensino. A Uninter participa da ação disponibilizando professores e colaboradores para orientação dos professores da rede básica, compartilhando as experiências de seus profissionais no ensino superior.

Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Sílvia Bacila, essa formação instiga um movimento muito bonito e até inquietante, pois desacomoda o docente das escolas, dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centro Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE), que passam a olhar sua prática com um distanciamento suficientemente positivo.

Para a diretora da Escola Superior de Educação (ESE) da Uninter, Dinamara Machado, o sentimento é de reconhecimento e responsabilidade ao ajudar a formar os formadores. “Para nós, da Uninter, participar do PAE significa que firmamos para a sociedade educacional o reconhecimento epistemológico que constituímos ao longo dos anos, além de demonstrar que possuímos todo cabedal de conformidade”, destaca.

“Os professores da Uninter estão orientando os professores das escolas municipais, ou seja, tendo contato direto com projetos que acontecerão dentro dos espaços escolares, assim as orientações epistemológicas serão transformadas em ações no cotidiano das crianças. Além de que os professores se apropriam de novas teorias, que não serão tendências que passarão rapidamente, mas que permanecerão na prática dos professores”, conclui a diretora.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Flávio Ducatti e Gustavo Henrique Leal - Estagiários de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Flávio Ducatti e Gustavo Henrique Leal - Estagiários de Jornalismo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *