Uninter lança software para planejamento de negócios

Autor: Gabriel Smaniotto - estagiário de jornalismo

O Núcleo de Pesquisa e desenvolvimento (NUPEDIA) da Uninter, desenvolveu o novo software chamado BMG Canvas Uninter, para o programa de Empreendedorismo da Atividade Extensionista da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios. Ele foi desenvolvido ao longo de 2023 e foi apresentado aos alunos no dia 20 de outubro. O sistema é disponibilizado na plataforma Univirtus para alunos que cursam a disciplina de Atividade Extensionista de Modelagem Ideia de Negócios.

Esta ferramenta irá ajudar os alunos a transformarem ideias ou conceitos em modelos de negócios viáveis. “Os alunos poderão modelar suas próprias ideias de negócio, bem como nas empresas onde trabalham”, explicou Elizeu Barroso Alves, gestor do Projeto. A modelagem das ideias de negócio é uma das etapas mais importantes no desenvolvimento de uma nova empresa ou no crescimento de uma instituição.  

Elton Ivan Schneider, diretor da Escola de Negócios, explicou que este software irá facilitar a vida dos alunos para a criação e planejamento de novos negócios. “Ao tornar a criação de modelos de negócios mais interativa e acessível, estamos capacitando nossos estudantes a inovar, aprimorar e visualizar o futuro de nossos negócios de maneira divertida e eficaz, principalmente nas suas realidades locais.” 

A principal ferramenta do BMG Canvas Uninter é o “Business Model Canvas” que é um quadro visual que representa os principais componentes de um modelo de negócios. O Canvas é composto por nove blocos que descrevem os elementos de um modelo de negócios  

Os nove blocos são:  

  1. Proposta de valor: Está relacionada ao que sua empresa irá oferecer para o mercado que realmente terá valor para os clientes.  
  2. Segmento de clientes: Qual segmento de clientes a empresa terá como foco.  
  3. Canais: Como o cliente compra e recebe seu produto e serviço.  
  4. Relacionamento com o cliente:  Relacionamento da empresa com cada segmento de cliente.  
  5. Atividade-chave: Quais atividades serão essenciais para que seja possível entregar a proposta de valor.  
  6. Recursos principais: Recursos necessários para a realização de atividades-chave.  
  7. Principais parcerias: Atividades realizadas entre empresas terceirizadas e recursos adquiridos fora da empresa.  
  8. Fonte de receita: Formas de obter receita por meio de proposta de valor. 
  9. Estrutura de custos: Custos necessários para o funcionamento da estrutura.  

O software conta também com um sistema de “save/load”, permitindo que os alunos utilizem usar para esta função no decorrer das semanas e em diferentes momentos, até que tenham o modelo completo. Outra utilidade é a geração de PDF automático com todas as informações passadas pelo aluno por dentro do software.  

Celso Diogo Nascimento Lidio, desenvolvedor do NUPEDIA da Uninter, explicou sobre a acessibilidade dos alunos ao software. “Acreditamos que a aplicação se tornou bem acessível para grande parte dos alunos que irão utilizá-lo via Univirtus. Foi pensada para ser intuitiva, para o aluno não se perder, e caso contenha alguma dúvida, poderá acessar os vídeos dispostos em todas as telas da aplicação, para entender o funcionamento.” 

Este software pode auxiliar tanto os professores quanto os alunos, sua funcionalidade é ampla e todos podem utilizá-la. “O software deverá ser de extrema utilidade tanto para os professores/tutores das aulas, quanto para os alunos, a aplicação facilita o uso e a correção de toda a atividade”, exaltou Celso.  

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gabriel Smaniotto - estagiário de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *