Nelson Castanheira é empossado imortal na Academia de Letras José de Alencar

Autor: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica

O pró-reitor de pós-graduação, pesquisa e extensão da Uninter, Nelson Castanheira, foi empossado pela Academia de Letras José de Alencar (ALJA). A cerimônia foi realizada no Palácio do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, em Curitiba, em 6 de dezembro de 2023.

Castanheira tem 71 anos, 53 anos dedicados à educação. Natural da cidade do Rio de Janeiro, vive em Curitiba desde a década de 1970, onde viu a Uninter nascer desde que passou a fazer parte do Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX), no início de 2000. Agora “imortalizado” pela academia em reconhecimento à sua contribuição com a educação brasileira, o professor ocupará a cadeira patronímica de número 35, cujo patrono é o educador curitibano Lysimaco Ferreira da Costa.

“A imortalidade não é do ser humano. A imortalidade é daquilo que ele deixa para a posteridade. O imortal está no fato de ele escrever obras que serão acessadas pelas gerações futuras, que toda vez que forem lidas estarão fazendo renascer aquela pessoa que a escreveu”, declarou Castanheira, emocionado pela honraria.

Castanheira é doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e referência no ensino de matemática. Tem em seu currículo 40 livros publicados e 49 artigos científicos veiculados em periódicos e congressos de pesquisa nacionais e internacionais.

Referência em educação

O fundador e chanceler do Grupo Uninter, Wilson Picler, também foi homenageado na sessão por sua contribuição à educação brasileira. O professor Wilson Picler fundou o IBPEX em 1996, que daria origem à Uninter em 2012.

Por suas atividades notáveis em prol da sociedade, Picler foi laureado em 2013 cidadão honorário de Curitiba e, em 2022, cidadão honorário de Ponta Grossa e benemérito do Paraná. Neste ano ele também recebeu o Prêmio João Crisóstomo Arns, da Câmara de Curitiba.

“Eu me senti muito honrado de receber a medalha da Academia José de Alencar. É uma satisfação muito grande”, comentou Picler.

Academia de Letras José de Alencar

A ALJA foi fundada em 1939, em Curitiba. A associação dispõe de 40 cadeiras patronímicas pertencentes a grandes nomes da cultura e educação paranaense, com ocupantes e sócios efetivos. A missão da academia é preservar a língua portuguesa e difundir a cultura brasileira.

“Para mim é um orgulho muito grande, na qualidade de presidente de nossa academia, estar hoje nessa solenidade podendo entregar a Medalha José de Alencar ao nosso chanceler, Wilson Picler, e ter o professor Nelson Castanheira sempre conosco para agora em diante. Como ele falou um ‘imortal’, não importa se passamos desta vida para outra, na imortalidade. O importante é que estamos nesta vida pela paz, como fala o professor Wilson Peter, e pela amizade, pela educação e pela cultura”, declarou a presidente da ALJA, Anita Zippin.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *