Uninter lança Escola de Saúde com 5 novos cursos. Inscrições estão abertas

Autor: Bárbara Carvalho

Grupo Uninter lançou nesta terça-feira (10) a sua Escola Superior de Saúde, e passou a ofertar cursos de bacharelado em Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição, e curso tecnólogo em Estética e cosmética. As inscrições já estão abertas para o vestibular agendado. As aulas começam no próximo dia 30 de setembro.

De início, as disciplinas serão ofertadas para polos de apoio presencial (PAP) da Uninter localizados num raio de até 150km de Curitiba. Posteriormente deve se estender para o Paraná e, em seguida, para o restante do país. Entre os diferenciais dos cursos está uma maior carga horária em aulas práticas, acompanhamento das políticas públicas, como do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os cursos associam o que há de mais moderno em tecnologia da educação aos conhecimentos tradicionais da área da saúde. O conteúdo teórico estará disponível no início de cada unidade temática de aprendizagem (UTA) no ambiente virtual Univirtus. O aluno poderá estudar onde quiser, com acesso à internet. As aulas práticas acontecerão no campus Divina, em Curitiba.

As disciplinas

Nos cursos de bacharelados, em cada UTA serão disponibilizadas 5 disciplinas a serem cursadas em 14 semanas, divididas em duas fases. Assim, cada fase terá duas disciplinas, ofertadas em 7 semanas, como nos demais cursos da Uninter, mais a disciplina de Projeto Integrador, totalizando as 5 disciplinas da UTA.

Nas fases I e II, a disciplina de Projeto Integrador será desenvolvida no polo de apoio presencial, onde o aluno desenvolverá a resolução de um caso clínico a partir do conteúdo das quatro disciplinas da fase. Com os encontros no polo, os alunos estarão organizados em grupos para a resolução da atividade.

No curso tecnólogo de Estética e cosmética, em cada UTA serão disponibilizadas 4 disciplinas para serem cursadas em 14 semanas, também em duas fases. Este curso não possui a disciplina de Projeto Integrador, totalizando assim 4 disciplinas na UTA.

Aulas práticas de laboratório

As aulas práticas de laboratório serão realizadas no campus Divina Providência, em Curitiba. Os alunos devem comparecer para essas aulas duas vezes por disciplina, por fase (como cada fase dura 7 semanas, a frequência é de uma aula prática por disciplina por mês).

Para cada fase, os alunos residentes e matriculados em polos de Araucária, Colombo, Curitiba, São José dos Pinhais e Pinhais terão as aulas práticas no campus Divina em duas semanas diferentes, em duas noites a cada semana, das 19h às 22h30.

Os alunos de outras localidades deverão comparecer ao campus Divina em dois sábados por fase, com aulas práticas ministradas das 8h às 11h40 e das 13h30 às 17h10. A presença é obrigatória nesses momentos e a reposição do conteúdo será realizada somente mediante atestado médico, ou em casos especiais.

Qualidade a um custo acessível

O lançamento da Escola Superior de Saúde da Uninter ocorreu na Sede Araucárias da instituição, em Curitiba, e contou com a presença de gestores de 40 polos de apoio presencial à educação a distância. A intenção era apresentar o funcionamento de cada curso e de suas particularidades.

Na modalidade semipresencial, os novos cursos são o resultado da maturação de uma ideia e estudos de mais de quatro anos. Eles foram projetados em um formato para capacitar da melhor maneira os futuros profissionais. “O aluno conta também com o diferencial da personificação do conteúdo, onde ele pode escolher até 3 disciplinas a mais no seu curso para aprofundar os conhecimentos em uma área”, diz o coordenador da Escola Superior de Saúde, Cristiano Caveião.

Segundo o diretor da Escola, Rodrigo Berté, as novas modalidades de ensino visam atender um público que antes não conseguia facilmente o acesso ao ensino superior. “Hoje, nem todos têm recursos para pagar um curso superior, então conseguimos trazer um resultado financeiro interessante para que o aluno consiga pagar, estudar, se formar com qualidade e poder entrar no mercado de trabalho”, destaca Berté.

Após a conclusão dos cursos, os alunos podem atuar em diversas áreas. Para o nutricionista, por exemplo, o mercado é muito vasto. “O profissional atua em áreas como gestão de restaurantes, eventos em buffets, na vigilância sanitária, na atenção primária à saúde, no sistema de vigilância alimentar e nutricional, na área de políticas públicas, além da área de empreendedorismo”, explica a coordenadora do curso de Nutrição, Thaís Mezzomo.

Os novos cursos da Uninter na área da saúde contam com os trabalhos dos coordenadores Fernanda Cercal (Fisioterapia), Vera dos Santos (Estética e cosmética), Vinicius de Oliveira (Farmácia) e Benésio Filho (Biomedicina).

A expectativa é grande nos polos de apoio presencial. Para Gicele Wormsbecher, gestora dos polos da Lapa (PR), Rio Negro (PR) e Itaiópolis (SC), trata-se de uma oportunidade de formação superior à população. A gestora do polo de Joinville (SC), Daniela Henschel, diz que as aulas irão qualificar profissionais competentes para o mercado de trabalho. “A importância é contribuir e fortalecer mais a prática do que o método, porque hoje os profissionais estão em busca justamente da experiência. Vamos conseguir colocar profissionais mais capacitados no mercado”, diz.

Para o reitor da Uninter, Benhur Gaio, o lançamento destes novos cursos é um passo importante para a instituição. “A área de saúde é estratégica para o Grupo Uninter. Estamos investindo muito em materiais, laboratórios e em corpo docente. O projeto é muito bem elaborado, e isso tem trazido uma segurança muito grande para os nossos polos”, ressalta.

Embed HTML not available.
Autor: Bárbara Carvalho
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Renan Vasconcelos - Estagiário de Jornalismo


2 thoughts on “Uninter lança Escola de Saúde com 5 novos cursos. Inscrições estão abertas

  1. PARABÉNS UNINTER REZEI E OREI….PARA VER ISSO ACONTECER!! AMEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIEU SOU UNINTER!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *