Ensino superior

Uninter já tem 21 acordos com outros países para intercâmbio

Em um mundo globalizado, a troca de experiências e o contato com outros povos se tornou de extrema importância. A enriquecedora vivência de um intercâmbio no Exterior agora está mais acessível para os estudantes da Uninter, onde um setor para cuidar especialmente desse processo começará a funcionar em janeiro de 2018. A Uninter já tem 21 acordos com universidades de outros países.

O departamento de internacionalização da instituição cuidará do passo a passo e auxiliará os acadêmicos que desejam viajar para aprender outro idioma, continuar a faculdade ou a pós-graduação em outro país. Segundo o coordenador do setor, Sidney de Lara, o acompanhamento dos alunos será feito a partir de janeiro. No momento, estão sendo finalizados os ajustes finais das parcerias com universidade e agências de intercâmbio.

No último dia 9 aconteceu o primeiro evento voltado especialmente para a internacionalização da Uninter. Com a intenção de divulgar a novidade aos alunos, Sidney organizou uma palestra no campus Tiradentes, em Curitiba, com a participação de uma das agências de intercâmbio parceiras da Uninter, a Maple Exchange.

Sócio-proprietário da Maple, sediada em Toronto, no Canadá, Luiz Fernando Kerscher Pereira esteve no Brasil exclusivamente para promover o intercâmbio entre os países. Há quatro anos, ele também estudava na Uninter, estava no lugar dos alunos que assistiam à palestra e vivia a expectativa de viajar pela primeira vez para o segundo maior país do mundo.

Luiz foi o único aluno da instituição em 2012 a ser enviado através do programa Ciências Sem Fronteiras para estudar no Exterior. Na época, cursava Análise e Desenvolvimentos de Sistemas e, após passar pelo processo de seleção, ficou de maio de 2013 até 2014 estudando no Canadá. Retornou ao Brasil para validar as matérias que cursou e em seguida viajou novamente, dessa vez para ficar.

Hoje, ele mora no Canadá e não tem planos de retornar ao Brasil. Para Luiz, não importa se a intenção é aprimorar a língua, estudar ou morar fora, fazer viagens internacionais é uma experiência bastante enriquecedora. “É algo que te agrega no profissional e no pessoal também. É uma experiência de formação mesmo. Você passa ter a noção de como funcionam as coisas lá fora”, conta Luiz.

Sidney, que já teve a oportunidade de viajar para 30 países, conta que carrega consigo um pouquinho de cada país. Ele também lembra a experiência agrega algo que não pode ser guardado, mas que merece ser dividido. “Se você puder entender um pouquinho do que o outro tem para ensinar lá fora, isso de alguma forma vai agregar muito na sua vida pessoal e profissional. É importante aprender a cultura local, conhecer outros costumes, trazer isso para sua vida e também compartilhar. Porque aquele que se comunica é aquele que sabe compartilhar”, diz Sidney.

A primeira palestra que aconteceu para dividir a novidade teve que acontecer dois momentos devido à grande procura dos alunos. O destino na noite foi o Canadá, mas outras conversas voltadas para outros destinos acontecerão ao longo dos próximos meses.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Letícia Costa - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Letícia Costa - Estagiária de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *