JORNALISMO

Uninter Notícias cresce e multiplica o seu conteúdo por oito

Se você acompanha o Uninter Notícias há algum tempo, percebeu que nosso site está de cara nova. Mas essa não foi a única recente conquista do departamento. Em 2017, a equipe recebeu novos equipamentos, novo espaço para redação, mais repórteres e também aumentou as metas de produção. Isso tudo para iniciar 2018 com o pé direito e continuar divulgando diariamente os assuntos de interesse público da Uninter.

Enquanto alguns dos grandes jornais do país enxugam o número de jornalistas, o Uninter Notícias tem seguido o caminho inverso. O aumento da equipe se refletiu no aumento da produção de conteúdo. Desde a publicação do primeiro texto, em novembro de 2012, o site fechou 2017 com a produção de 2.157 matérias, metade disso apenas nos últimos dois anos. Saltou de 68 matérias, em 2012, para 541, em 2017 – oito vezes mais. A equipe também cresceu no período. Está quatro vezes e meia maior.

No início o Uninter Notícias funcionava em uma salinha tímida no terceiro andar do Campus Tiradentes, sob a supervisão de Manoel Áureo Germano. Contava com dois estagiários do curso de Jornalismo da instituição para a realização dos conteúdos. Desde janeiro, o setor conta com 11 estagiários (todos estudantes de Jornalismo da Uninter), um auxiliar administrativo, um editor e o supervisor do departamento. A equipe dispõe de 12 computadores, sete deles da marca Gigabyte, disponibilizados pela Uninter Informática.

Para informar o público interno e externo sobre os mais diversos assuntos relacionados ao Grupo Uninter, há equipes de estagiários/repórteres trabalhando nos três turnos. As matérias são encaminhadas para o editor, o jornalista Mauri Köing, que as publica após o trabalho de edição. Para König, que tem 28 anos de jornalismo, na redação do Uninter Notícias pode-se encontrar algo que normalmente não se vê com frequência em muitas redações.

“Aqui todo mundo está com gás, com toda perspectiva pela frente, com o horizonte e ser desbravado. Acho que talvez seja inerente ao processo de aprendizagem, quando as pessoas estão no processo de ensino é que estão mais abertas, aceitam mais opiniões dos outros, a crítica construtiva”, comenta.

Para Germano, além de ter sua importância como veículo de comunicação da instituição, o site funciona como um complemento à formação dos estudantes. “Tem duas coisas que são muito importantes no departamento: nós registramos tudo que acontece dentro das escolas, na reitoria, nos departamentos, nos polos, e além disso o Uninter Notícias também é um laboratório de aprendizagem para os estagiários. Acho que isso contribui para o aperfeiçoamento dos nossos alunos”, afirma.

Além das matérias em texto, em 2017 o Uninter Notícias também passou a produzir matérias em vídeo. O novo site, agora mais dinâmico, conta com espaço para player de áudio, galeria de fotos e vídeos, dessa forma é possível explorar as ferramentas que a web disponibiliza. Inclusive, as reportagens em vídeo agora contam com a interpretação em Libras, com apoio da equipe do Serviço de Inclusão e Atendimento ao Aluno com Necessidades Educacionais Especiais (SIANEE) da Uninter.

A instituição dispõe de mais de 600 polos espalhados por todo o Brasil, centenas de professores e tutores, 200 mil alunos, sete publicações científicas, mais de 60 cursos de graduação, mais de 180 pós-graduações, dois mestrados, prêmios e sete escolas superiores. Todos estes assuntos são pautados pelo Uninter Notícias, que em 2018 completará seis anos de existência.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Letícia Costa - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Gabriel Bukalowski - Estagiário de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *