Ensino superior

Tecnologia e inovação facilitam e transformam o acesso à educação

Poder estudar no próprio tempo, em um ambiente escolhido pelo aluno, ainda parece para muitos, uma realidade distante. Isto porque a maioria dos modelos de ensino estão baseados em formas tradicionais de ensinar: professores e alunos dentro de uma sala de aula. Mas e se esse cenário pudesse ser diferente? Se além das salas de aula, o aluno tiver outras opções para enriquecer o conhecimento e realizar atividades no local que preferir?

No Centro Universitário Internacional Uninter, essa forma de estudar já acontece nos mais de 100 cursos de graduação e pós-graduação, ofertados pela instituição. Por meio de plataformas criadas pela própria Uninter, os estudantes definem o melhor tempo e local de estudo, tendo acesso aos mais variados formatos de aulas, com fóruns, discussões pedagógicas e videoaulas. Uma dessas principais plataformas usadas é o Univirtus, que é o Ambiente Virtual de Aprendizagem e reúne possibilidades de estudo em um só lugar.

Mesmo nos cursos presenciais, no qual o aluno está em sala de aula, a instituição incentiva e promove atividades no ambiente virtual. “O estudante tem várias opções para ampliar o conhecimento e vai para além da sala de aula, realizando atividades em nossas plataformas digitais, em qualquer lugar”, conta o reitor da instituição, Benhur Gaio.

No Univirtus, por exemplo, o estudante interage com os professores para tirar dúvidas, estudar, realizar os exercícios acadêmicos e concluir todas as atividades que fazem parte do curso. O aluno também realiza avaliações, participa de chats, fóruns e tem acesso aos roteiros de estudos e biblioteca virtual. “O objetivo é reunir o máximo de recursos possíveis em um só lugar e, com isso, contribuir e facilitar a democratização do acesso à educação no país e o dia a dia de nossos alunos”, explica o reitor.

Mas isso não é o suficiente. Nessa proposta de ensino baseada em recursos tecnológicos, são os estúdios que se transformaram em salas de aula digitais, com conteúdos gravados e disponibilizados para os estudantes. Algumas dessas aulas são transmitidas ao vivo, gerando interação e personalizando o ensino. “Mesmo sem sair de casa, o aluno pode acompanhar as novidades e aulas do curso em tempo real”, comenta Gaio.

O conteúdo e a informação também se estendem para os aplicativos disponíveis para celular ou tablet e permitem o acesso aos materiais de aulas para estudo em qualquer hora do dia.

O laboratório que vai para a casa do aluno

Não é só ver, ler e interagir com o conteúdo dos cursos em qualquer lugar. A Uninter foi além, pensando na prática profissional. Por meio de uma parceria inédita com a Adobe na América Latina, a instituição permite que alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda tenham livre acesso ao Adobe Creative Cloud, com mais de 30 softwares disponíveis. Assim, os laboratórios são estendidos para onde o aluno quiser.

“Softwares como Photoshop e Illustrator podem ser utilizados nos computadores e dispositivos móveis dos estudantes desses cursos. E para otimizar o fluxo de trabalho dos universitários, a parceria permite que eles iniciem projetos nos laboratórios de informática da Uninter e possam continuá-los nos próprios dispositivos (e vice-versa), como desktop, tablets ou smartphones. Podem fazer isso em qualquer lugar, com a liberdade proporcionada por meio da tecnologia em nuvem”, explica Elton Schneider, diretor da Escola de Gestão, Comunicação e Negócios da Uninter.

Outra novidade são os kits My Lab (meu laboratório), que fazem parte da formação dos cursos de Engenharia, Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Os kits compõem o material oferecido tanto para alunos da modalidade a distância, quanto na presencial.

“São equipamentos de última geração, distribuídos para acadêmicos desses nossos cursos ofertados em todo o Brasil, que incentivam e ampliam os estudos em casa. O kit também é um modo mais avançado de se lidar com o ensino da Engenharia, na modalidade a distância e presencial. Os estudantes fazem relatórios sobre as atividades praticadas com o My Lab e contam, para usá-los, com o suporte de aulas em vídeo”, conta o diretor da Escola Politécnica da Uninter, Neil Carvalho.

Os nomes dos kits sintetizam o espírito de conhecimento com que devem ser usados. Alunos de Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia da Produção recebem os materiais que levam o nome do pai da ciência da computação, Alan Turing; do enérgico inventor Thomas Edison; do engenheiro que revolucionou a eficiência industrial, Frederick Taylor; e do ícone da álgebra, George Boole.

De olho no futuro

Segundo dados das pesquisas realizadas pela Educa Insights, a expectativa é que até 2026, os cursos a distância ultrapassem a marca de 9,2 milhões de estudantes. De olho nesse cenário, a Uninter está atenta às necessidades e demandas para o aluno do presente e futuro. “Na educação, é preciso estar em um processo de inovação constante”, destaca o reitor da instituição.

Segundo Benhur Gaio, a Uninter oferece o ensino hibrido – modelo que mescla atividades on-line, onde aluno estuda sozinho, administrando o tempo com os recursos tecnológicos das plataformas digitais, e o off-line, momento em que o estudante se reúne com o professor ou colegas, valorizando a interação e o aprendizado coletivo e colaborativo.

“Agora estamos preparando um modelo de ensino ainda mais personalizado, o qual entendemos que faz parte deste novo perfil de aluno e de educação no mundo”, revela Gaio. A expectativa é que em 2018 esse novo modelo vigore em diversos cursos ofertados pela Uninter. “A novidade trará ainda mais autonomia aos alunos e está baseado em escolhas de acordo com o perfil de carreira que cada estudante pretende seguir ou o momento profissional em que se encontra”, finaliza.

Sobre a Uninter

Com 21 anos de atuação, o Centro Universitário Internacional Uninter é pioneiro na oferta de ensino superior a distância no país. Ao longo de sua história, em busca da democratização da educação de qualidade, conquistou um lugar de destaque no mercado nacional e hoje está entre as três melhores instituições de educação a distância (EAD) do Brasil.

São centenas de cursos entre graduação, pós-graduação, mestrado e extensão, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Com quatro campi em Curitiba e o suporte de mais de 500 polos de apoio presencial, a instituição está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, atendendo a mais de 190 mil alunos. Para levar conhecimento a todos os cantos do Brasil, elabora mais de duas mil videoaulas por ano, produz 660 toneladas de materiais didáticos e percorre o total de 6,2 milhões de quilômetros ao ano para entregar os materiais.

Matéria publicada originalmente no Portal G1.

Incorporar HTML não disponível.
Créditos do Fotógrafo: Arquivo Uninter Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *