Uninter incentiva jovens adultos em processo de alfabetização em SC

Autor: Juliane Lima - Estagiária de Jornalismo

O Brasil contabilizou 11,3 milhões de analfabetos em 2018, o que representa uma taxa de 6,8% das pessoas acima dos 15 anos nessa condição. A meta estabelecida no Plano Nacional de Educação era diminuir esta taxa para 6,5% em 2015, e erradicar o analfabetismo no país até o fim de 2024. Porém, ainda falta muito para alcançar este objetivo.

Pessoas analfabetas têm enormes dificuldades para se colocar no mercado de trabalho, principalmente em um ambiente que exige cada vez mais competências. Na cidade de Dionísio Cerqueira, no interior de Santa Catarina, a Uninter apoia a integração de jovens e adultos que estão no processo de alfabetização, mostrando que é possível realizar o sonho de chegar ao ensino superior.

No dia 22 de agosto, alunos do CEJA (Centro Integrado de Educação para Jovens e Adultos) tiveram a oportunidade de visitar o polo de apoio presencial (PAP) da Uninter no município. Os estudantes, que estão cursando o ensino fundamental e médio, puderam conhecer as instalações do polo, além de tirar dúvidas sobre os cursos de graduação ofertados pela instituição.

Quem acompanhou os alunos foi a professora Cibelli Pazinatto, e os visitantes conheceram o método de ensino utilizado na instituição. Neste dia, o PAP promoveu aos jovens a palestra “Atualiza 2019”, com o tema “Você se contrataria?”.

A palestra foi ministrada pela coordenadora Gislaine, que ajudou os estudantes a entenderem a importância de ingressar em uma graduação depois da conclusão do ensino médio. As orientadoras Maria Seloir e Alessandra também falaram sobre habilidades e atitudes que precisam ser aperfeiçoadas em um bom profissional para o mercado de trabalho. Para finalizar o evento, os estudantes ganharam livros didáticos no coquetel promovido pelo PAP.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Juliane Lima - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo PAP Dionísio Cerqueira


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *