Uninter inaugura Superpolo de Saúde em Porto Alegre

Autor: Arthur Salles e Evandro Tosin - assistentes de comunicação acadêmica

A excelência na educação a distância da Uninter não impede a instituição de proporcionar qualidade também nos estudos presenciais. O centro universitário inaugurou em 3 de março deste ano mais uma unidade de seus Superpolos de Saúde, agora em Porto Alegre (RS). Além de atender aos alunos dos cursos tradicionais de graduação e pós-graduação das outras áreas da instituição, a nova unidade passa a abrigar os estudantes dos cursos semipresenciais da Escola de Saúde da Uninter.

As atividades no prédio 5310 da Avenida Sertório, no bairro Jardim Lindoia, iniciaram em 20 de novembro de 2021. A mudança da unidade São Sebastião para o polo de atendimento presencial Porto Alegre–Aeroporto levou consigo cerca de 2 mil alunos, dos quais 802 matriculados nos cursos de saúde que agora terão laboratórios próprios para o desenvolvimento de atividades práticas.

São seis laboratórios que atendem a diferentes áreas e cursos: estudos químicos, estudos biológicos, movimento humano, técnicas dietéticas, estética e dietética e habilidades de enfermagem. A conclusão das obras se deu em 3 de março de 2022, com uma área de aproximadamente 500m² dedicadas especialmente aos laboratórios num total de 2.100m² que o polo oferece em dois andares.

Até abril de 2022, o superpolo conta matrículas em seis dos dez cursos de saúde ofertados pela Uninter. Os bacharelandos em Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária e Nutrição já dispõem de estruturas únicas e totalmente equipadas para o desempenho dos exercícios práticos.

Os alunos de Estética e Cosmética poderão utilizar o laboratório próprio a partir do ano que vem. Até lá, os laboratórios de estudos químicos e biológicos, com capacidade de atenderem a todos os cursos de saúde, serão o ambiente das atividades do curso. Os espaços de Podologia, Instrumentação Cirúrgica e Paramedicina começarão a ser montados em setembro deste ano, com previsão para serem concluídos entre junho e julho de 2023.

A gestora do polo, Ândrea Schenini, comemora a inauguração como uma nova etapa na caminhada de 17 anos de sucesso com o centro universitário. “Acredito que a confiança da Uninter seja reflexo de nossa entrega e dos resultados apresentados em toda a nossa trajetória. Esperamos ser agentes de transformação oportunizando aos alunos de Porto Alegre e dos polos parceiros o acesso a uma formação superior de qualidade”, afirma a gestora.

Ela também está à frente dos polos Centro e Ipanema na capital gaúcha e da unidade São Jerônimo, na cidade de mesmo nome. Todos são geridos na companhia de seu marido, Marco Antônio Schenini. “Tudo isso aconteceu com o investimento, empenho e parceria de nós dois. Ele se dedicou na estrutura física e eu na compra dos itens dos laboratórios”, declara Ândrea.

Investimento em formação de qualidade

Os Superpolos de Saúde da Uninter são uma iniciativa de capacitar com ainda mais eficiência os alunos da instituição. Os laboratórios exclusivos são construídos e equipados com o propósito de alinhar o que de mais técnico há no mercado de trabalho com o que de melhor a teoria pode oferecer no ensino superior.

A instituição hoje dispõe de seis superpolos, começando sua trajetória no campus Divina Providência, em Curitiba (PR), em setembro de 2019. Brasília (DF), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e agora a capital gaúcha foram as localidades escolhidas nos últimos dois anos para a extensão do projeto.

“Existem inúmeras demandas [no ensino superior], e a Uninter está aí para atendê-las. Mas uma coisa é certa: não abrimos mão de uma formação de qualidade, em que nossos alunos possam ser devidamente capacitados para exercerem suas funções no mercado de trabalho. Cada aluno tem o seu projeto de vida e nossa maior função é fazer com que sejam atendidos da melhor forma possível”, salienta o diretor comercial do centro universitário, Mauro Sérgio Gomes Noé.

A recente inauguração em Porto Alegre chega para agregar ao potencial da região metropolitana. “Os polos parceiros desta região são extremamente comprometidos com nossos projetos e com a formação de nossos alunos. Estamos muito felizes de termos levado esta estrutura e estes cursos para Porto Alegre e região. Este é, sem dúvida, um dos mais bem estruturados superpolos inaugurados até o momento e não temos dúvida do sucesso!”, celebra Noé.

Na modalidade semipresencial dos cursos de saúde, os estudantes se deslocam uma vez por mês aos laboratórios para realizar as aulas práticas. São oito horas de atividades prática ao longo de um dia inteiro, que, juntamente com o estágio, compõem 40% da carga horária dos cursos, enquanto o restante das atividades é feito a distância.

“A importância dos encontros presencias de cada um dos cursos da saúde é algo que a Uninter respeita e incentiva para que seus alunos sejam verdadeiros profissionais diferenciados quando das suas formaturas. Sabemos o quanto o mercado é e será cada vez mais concorrido e ter os diferenciais ofertados pela Uninter certamente irá distingui-los nas suas carreiras”, finaliza Noé.

Aulas práticas presenciais

A nova unidade está localizada no bairro Jardim Lindóia, na Avenida Sertório, nº 5310. O local possui 2 mil metros quadrados, o maior superpolo fora de Curitiba, e conta com laboratórios de última geração para a realização de cursos da área da saúde na metodologia semipresencial.

Com a nova infraestrutura, estudantes matriculados em polos da Uninter dentro de um raio de 400 km de distância da capital gaúcha podem frequentar a unidade de Porto Alegre para participar das aulas práticas nos laboratórios, assim como acontece em Curitiba. Cerca de 40% da carga horária dos cursos são com atividades práticas presenciais, e o restante na modalidade de educação à distância, com suporte de uma plataforma digital completa. O aluno poderá se matricular em 31 polos diferentes da Uninter.

O pró-reitor de graduação da Uninter, Rodrigo Berté, esteve na inauguração e comentou sobre a metodologia utilizada, a flexibilidade de conciliar os estudos e o mercado de trabalho. “Essa metodologia que nós organizamos tem cerca de 40% da carga horária prática. As diretrizes curriculares nacionais (DCNs) de diferentes cursos de graduação estabelecem um percentual de atividade prática, e o nosso percentual é muito maior do que as diretrizes”, diz.

“Conseguimos criar um modelo em que o aluno não precisa vir todo dia, ele pode estudar a parte teórica no seu polo captador, ou em casa, e vem fazer as atividades no superpolo. As atividades práticas são organizadas pelos professores em um modelo dinâmico. Com a capacidade a partir dos estudos teóricos que teve, o aluno já fazer todas as atividades práticas num determinado fim de semana”, explica Berté.

O estudante poderá escolher duas opções para comparecer às aulas presenciais. A cada 15 dias, comparece presencialmente aos sábados para realizar a parte prática, com aulas de oito horas. Ou também pode escolher ir ao superpolo duas vezes por semana, com quatro horas de duração a cada encontro.

Uma longa história

Desde 2005, Marco Schenini e Ândrea Schenini trabalham ofertando cursos da Uninter na modalidade de educação a distância. De acordo com Ândrea, o momento é inédito, e ela agradece o apoio da diretoria executiva da instituição, professores e colaboradores.

“Nossa trajetória na Uninter se consolidou através da educação a distância, e agora se consagra com a oferta dos cursos na metodologia semipresencial, que já nasce vitoriosa, com 814 alunos matriculados. Sublime, porque somos agentes de desenvolvimento e transformação, realizamos sonhos. Nos últimos oito meses, todas as nossas forças, empenho e dedicação foram para preparar uma estrutura à altura que a Uninter, nossos parceiros e alunos merecem”, diz Ândrea.

“Meu discurso está baseado em três premissas: confiança, oportunidade e gratidão. Não posso deixar de registrar a confiança mais de uma vez depositada pelo nosso presidente e chanceler da Uninter, Wilson Picler, para o desenvolvimento desse projeto arrojado aqui em Porto Alegre, o trabalho dos parceiros que aderiram à ideia, e inclusive os mais distantes, que foram campeões em matrículas. A confiança de nossos colaboradores, que junto conosco fizeram esse projeto se tornar realidade. Neste dia, temos a satisfação de entregar-lhes o superpolo de Porto Alegre, motivo de muito orgulho”, complementa a gestora.

Você poderá assistir a transmissão da cerimônia de inauguração no Facebook do polo Uninter Porto Alegre Centro, clicando aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Arthur Salles e Evandro Tosin - assistentes de comunicação acadêmica
Edição: Mauri König


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *