Uninter é a primeira a lançar curso superior em Mecatrônica Automotiva

Autor: Valéria Alves – Assistente Multimídia

Em um mundo de constantes transformações, os automóveis apresentam cada vez mais tecnologias e propostas inovadoras. Por essa razão, o lançamento de carros com tanta tecnologia embarcada exige mais do que nunca novas qualificações profissionais e atualizações de quem trabalha com a área automotiva.

Para atender a essas necessidades, a Uninter lançou o curso superior tecnólogo de Mecatrônica Automotiva, com o objetivo de preparar os futuros profissionais formados na área para atender não somente a demanda dos veículos convencionais, mas também para os novos modelos híbridos e autônomos. É o primeiro curso do gênero no país.

O professor Nelson Tadeu Galvão de Oliveira deu detalhes sobre o curso no último dia 18 em programação da aula inaugural da Escola Politécnica, com a participação do professor e tutor Flávio Rodrigues da Silva. Juntos com outros profissionais, eles participaram do projeto da criação do curso.

“O profissional para esse tipo de automóvel (autônomos, por exemplo) é completamente diferente do profissional de antigamente. Ele tem de ter um conhecimento teórico em mecânica, mas tem de ter um conhecimento muito forte em eletrônica, em informática”, comenta Nelson. O novo curso tem duração de 2 anos, e está dividido nas seguintes UTAs: Módulo Introdutório, Fundamentos, Gestão de Oficinas Automotivas, Princípios Mecânicos, Mecânica Automotiva (2), Eletroeletrônica Automotiva, e um de atividade de extensão.

Uma tecnologia muito utilizada nessa área, por exemplo, é o scanner automotivo, um aparelho que é conectado ao veículo e consegue identificar falhas a serem corrigidas. Portanto, ela também é utilizada no curso, e está incluída no laboratório virtual que os estudantes recebem a partir do momento que precisam realizar atividades práticas, incluindo outras ferramentas essenciais para os estudos.

“Hoje, a avaliação de funcionamento de um automóvel se dá por meios eletrônicos. Você coloca um scanner automotivo e ele lê três, quatro, cinco mil possibilidades de falhas no automóvel. Então, o profissional precisa saber ler, interpretar e entender esses defeitos muito mais do que a parte mecânica da correção. O complexo é você entender o defeito e descobri-lo”, explica Nelson.

O mercado de trabalho para quem deseja atuar em Mecatrônica Automotiva – como descrito no site da Uninter – contém diferentes oportunidades, como por exemplo trabalhar como consultor técnico, mecânico, chefe de oficina, vendedor de autopeças, empreendedor ou até mesmo realizar a reparação automotiva em concessionárias ou oficinas multimarcas.

Futuramente, a pretensão é de que as aulas práticas possam ser realizadas através de simuladores virtuais que estão sendo desenvolvidos. Os livros do curso podem ser acessados pela Biblioteca Virtual. Além de os estudantes terem acesso às aulas gravadas e poderem tirar dúvidas com os professores através das tutorias, eles terão também a oportunidade de interagir nas aulas interativas ao vivo, que acontecem toda semana em um horário determinado.

Reconhecimento do curso

Segundo Nelson, o curso ainda não está registrado em nenhum conselho profissional. O motivo é porque o curso é novo e está no início de suas atividades, e portanto, não há um conselho definido. “Muito provavelmente ainda em 2021 a gente possa ter a visita desses avaliadores e o reconhecimento oficial do curso. O curso ainda não tem reconhecimento. como todo curso novo no Brasil, e ele vai ter sempre após a execução de 50% das disciplinas”.

Contudo, Nelson tranquiliza quem se interessar pelo curso. “Podem ficar tranquilos em relação a isso porque a estruturação do curso, a preparação, a formação, o atendimento, as normas, legislação, tudo isso é seguido rigidamente pela Uninter. Apesar de ser um curso novo, novamente eu reforço que a Uninter está sempre muito antenada com as mudanças da tecnologia e do mercado de trabalho lá fora”, diz.

Para saber mais informações sobre o curso, clique aqui. Você também pode assistir a essa aula completa no AVA, clicando na aba AO VIVO > Anteriores > Escola Superior Politécnica – Programação dia 18/02.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Valéria Alves – Assistente Multimídia
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Fabian Kragenings/Pixabay


3 thoughts on “Uninter é a primeira a lançar curso superior em Mecatrônica Automotiva

  1. Prazer, Rafael sou mecânico automotivo e vejo que o mercado tá se atualizando. A cada dia, e espero que esse curso seja aprovado, e pretendo fazê-lo como muita satisfação!

  2. Bom dia.
    Sou graduado em Mecatrônica Automotiva pela Uninter, (turma 2022). Gostaria de alguma atualização sobre o Registro Profissional, se houve credenciamento do curso ou alguma novidade nesse sentido.
    Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *