Uninter completa 15 anos em Venâncio Aires

Autor: Cassiane Rodrigues - Folha do Mate

Em 2006, começava um novo tempo na educação superior em Venâncio Aires, com a inauguração do polo da Uninter, a primeira instituição de ensino a distância instalada no município. O sonho começou a ser construído graças ao apoio de representantes de muitas empresas e entidades que se engajaram para auxiliar a Associação Amigos do Cemuc (AACemuc) para a implantação do telecentro, que posteriormente deu lugar à unidade do centro universitário.

De acordo com a gestora do polo, Maria Lucia Costa, tudo começou quando associados foram até o Banco do Brasil (BB) falar sobre a possibilidade da doação de um computador para a associação, já que não tinham nenhum. Na ocasião, foi apresentado um programa de crescimento comunitário e doados 10 computadores para a instalação de um telecentro da instituição bancária. “Eram máquinas desativadas do banco que eles doavam para reaproveitamento nos municípios. E assim surgiu o primeiro telecentro comunitário de Venâncio”, diz Lucia.

Na época, a sede da AACemuc ficava na rua Osvaldo Aranha, onde hoje está localizada a Agência do FGTAS/Sine. Muitas empresas se engajaram para auxiliar na instalação da unidade no prédio onde está localizada até hoje, na rua 15 de Novembro. “Inclusive, as mesas e cadeiras que precisávamos foram vendidas sem pressa para o pagamento pelo falecido seu Léo Bülow”, recorda Lucia.

Vitor Piedade, da SIR Tecnologia, foi um dos empresários que auxiliou no início, para a instalação do telecentro comunitário. Segundo ele, a equipe foi responsável por instalar os computadores doados com internet e fazer a manutenção das máquinas. “Foi um grande prazer e aprendizado saber que contribuímos para a potência que é hoje. Queremos parabenizar toda a equipe que veste a camiseta do Cemuc há tantos anos”, declara.

O telecentro se tornou modelo entre os demais, espalhados por todo o país. Com o contato feito com a equipe do Banco do Brasil, foi apresentada a possibilidade de um polo de educação a distância, e a instituição proporcionou o apoio financeiro necessário para o início dos trabalhos.

Jorge Antônio Maurer Gomes, que na época atuava na agência do Banco do Brasil de Venâncio Aires, foi quem apresentou a missão à equipe da AACemuc. “Nós plantamos uma sementinha. De uma porta aberta, foi descoberto um universo”, comenta. Ele recorda o trabalho incansável de toda a equipe para que fosse possível a instalação do polo. “E hoje a região toda colhe frutos disso. A educação é uma coisa fantástica, me dá muita alegria saber ao que se chegou hoje”, declara.

Outras empresas, como a Venax Eletrodomésticos, por meio do proprietário Walter Bergamaschi, contribuíram para a instalação. Inclusive, os funcionários da empresa foram os primeiros alunos do polo.

Com a união de esforços, no dia 27 de julho de 2006 era feita a primeira transmissão ao vivo de uma aula via satélite para o polo do município. A aulas aconteciam de forma simultânea para todos os polos da Uninter, por isso era necessária uma sala de aula equipada com uma televisão 32 polegadas. “Na época, uma televisão dessas era mais de R$ 5 mil. Cada parceiro assumiu uma prestação para que pudéssemos adquirir a TV”, lembra Lucia.

Evolução

1 Nos primeiros anos, o estudante precisava estar na sala de aula no horário determinado para acompanhar a aula. No início, com 12 alunos, os cursos disponíveis eram Comércio Exterior, Gestão da Produção Industrial, Normal Superior, Processos Gerenciais, Logística e Gestão Financeira.

2 Com o tempo, o sistema foi criado e as aulas passaram a ser gravadas, modelo que é disponibilizado hoje. São oferecidos mais de 100 cursos de graduação com possibilidade da metodologia totalmente EAD e também semipresencial, com aulas transmitidas ao vivo on-line em alguns dias e horários da semana.

3 A matriz do Centro Universitário Uninter fica em Curitiba, no Paraná, e tem 25 anos.

4 Atualmente, na modalidade ao vivo telepresencial, em Venâncio, estão disponíveis os cursos de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Serviço Social e Licenciatura em Pedagogia.

5 Como a Uninter também possui modelo internacional, as aulas são transmitidas para todo o país e exterior. Por isso, todos os alunos do centro universitário podem realizar cursos gratuitos de inglês.

6 Antes, as provas de cada módulo de ensino eram sempre realizadas diretamente no polo. Com o início da pandemia, no ano passado, a instituição desenvolveu um sistema específico para a realização de provas em casa em tempo recorde. A plataforma permite que o aluno desenvolva as questões com gravação de áudio e vídeo, desse modo sem prejuízos com a falta da possibilidade da realização presencial. “Nossos alunos não perderam nada com a pandemia, só as cerimônias de formatura presenciais que não puderam ser realizadas”, comenta a gestora.

7 Maria Lucia pontua que o perfil do aluno da Uninter também mudou com o tempo. Anteriormente, o ensino a distância era procurado por pessoas com uma faixa etária mais alta que já estavam trabalhando no ramo e precisavam se qualificar. Hoje, a modalidade EAD já é vista de outra maneira e procurada por pessoas de todas as idades, devido a ela se mostrar eficaz. “Isso também se deu graças à variedade de cursos que temos hoje. Temos cursos que nem imaginávamos, como as engenharias”, destaca.

Foco na cultura e no compromisso social

A gestora do polo da Uninter também reforça o vínculo criado com os estudantes e todo o apoio dado a cada dificuldade. “Temos várias histórias, criamos um vínculo. Para toda a equipe do polo, cada aluno que se forma é uma vitória nossa também”, reforça. Com foco na cultura e ação social defendidos pela AACemuc, a Uninter também conta com um coral, que hoje tem 31 participantes. O grupo voltou com os ensaios presenciais recentemente e participa de eventos culturais e sociais no município.

Na questão social, o polo também se destaca. Por uma iniciativa da então aluna do centro universitário Ramone Mohr, foi criada a Associação Esperança Azul, para familiares de pessoas com diagnóstico de autismo no município. Com isso, foram realizados eventos sobre o tema e a associação realiza encontros e atendimentos em espaço cedido no polo do centro universitário. “Para nós, é motivo de orgulho saber que um aluno foi atrás e se prontificou a algo novo e tão importante”, acrescenta.

Meta é o superpolo

Com a área de mais de 10 mil metros quadrados cedida pela prefeitura de Venâncio Aires, localizada próxima à Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp), no bairro Aviação, a intenção é construir um superpolo da instituição no município. “Esse é um grande sonho nosso que vamos conseguir realizar. Quando fizermos o nosso prédio, poderemos oferecer cursos da área da saúde como Biomedicina, Farmácia e Fisioterapia, pois são necessários laboratórios”, destaca Maria Lucia Costa.

Profissionais no mercado

Até o momento, 1.350 profissionais alcançaram o ensino superior e se formaram pelo polo da Uninter de Venâncio Aires. Atualmente, são 786 estudantes ativos. “O aluno foi a peça mais importante para o crescimento do polo. Ele trouxe um amigo, um familiar, e dessa forma nós fomos nos multiplicando. Ele foi nossa principal propaganda, justificava o EAD”, salienta Maria Lucia Costa.

O que dizem os alunos

Relato de Hélio Lawall, formado pela Uninter em Processos Gerenciais: Confira aqui.

Recado de Leni e Vilmar Franzon, também egressos da instituição. Veja aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Cassiane Rodrigues - Folha do Mate
Créditos do Fotógrafo: Cassiane Rodrigues/Folha do Mate


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *