Uninter Cascavel acelera na Stock Car

Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de Jornalismo

A Stock Car é uma modalidade brasileira de automobilismo que nasceu nos anos 1970. Foi inspirada na norte-americana Nascar, na qual competem carros de passeio da marca Chevrolet, transformados em carros de corrida. Na competição, todos os competidores usavam o mesmo modelo de automóvel, incluindo chassi, motor e pneus, para que ninguém tenha vantagem mecânica na corrida.

Em 2005, a modalidade passou a aceitar carros de outros fabricantes, como Peugeot e Mitsubishi, procurando manter critérios de igualdade na parte mecânica dos carros. Atualmente, o campeonato é disputado em 12 rodadas, sendo que na última a pontuação dos pilotos é dobrada.

Este ano, o polo Cascavel Centro da Uninter também fez parte dessa corrida, só que fora da pista. A instituição foi escolhida para promover a arrecadação de votos dos pilotos Júlio Campos e Valdeno Brito, no desafio Fan Push. Trata-se de uma competição de popularidade online: os 3 pilotos mais votados ganham uma guinada na potência com o “push”, um botão que aciona o aumento de força no motor durante a corrida, o que pode ser decisivo para uma ultrapassagem. Em troca, a Uninter ganhou o direito de levar 4 alunos para conhecer os boxes e toda a estrutura que está por trás do evento.

O processo de escolha dos alunos participantes foi simples: através de grupos de WhatsApp do polo, a gestora explicou como funcionava a promoção e os 4 primeiros a responder ganhavam o prêmio. Os ganhadores foram: Juliano Zamboni, do curso de Processos Gerenciais, Renato Luis Ferreira, de Engenharia da Produção, Linclarque Alves de Sá e João Carlos de Andrade, do curso de Investigação Profissional.

No dia 17 de outubro, os alunos selecionados foram conhecer os boxes das equipes RMattheis e AMattheis, localizadas no estado do Rio de Janeiro, em Petrópolis. A gestora do polo, Cecília Pestana, explicou como surgiu a ideia de conhecer o trabalho dessas equipes. “Eu já tinha tido contato com eles, quando ainda morava em Petrópolis, entre os anos de 2015 e 2016, e no ano passado tive a oportunidade de assistir uma corrida de dentro dos boxes. Ali surgiu a ideia de estender essas visitas aos acadêmicos da educação a distância, além dos cursos presenciais que já participavam”.

Segundo Cecília, além de entenderem melhor todo o processo da competição Fan Push, os alunos puderam “conversar com os chefes de equipe e pilotos, fazer o reconhecimento da pista, circular pelos boxes das outras equipes e concorrer a brindes”. Os alunos Renato e Linclarque ainda ganharam, num sorteio, ingressos para assistir às provas classificatórias e à corrida principal.

Para finalizar, a gestora falou sobre a importância de eventos desta natureza para a formação dos alunos. “Falamos muito sobre o aprendizado na prática da educação básica, mas acabamos esquecendo de que no ensino superior também é necessário. Temos buscado sempre novas atividades para que nossos alunos aprendam dentro e fora do Univirtus”, diz.

“Na atividade de Stock Car pudemos aprender a importância de análise de gráficos, cálculos, como funcionam os carros de corrida e como se organiza um sistema de votação online, entre outras coisas. Foi uma super aula fora de sala. Gostaríamos de agradecer às equipes Rmattheis e Amattheis pela oportunidade”, conclui Cecília.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo PAP Cascavel Centro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *