Uninter auxilia em capacitação de agentes de trânsito de Araucária

Autor: Gustavo Henrique Leal - Estagiário de Jornalismo

A profissão dos agentes de trânsito, apesar de fundamental para o dia a dia de bilhões de pessoas mundo afora, é pouco valorizada pela população e pelas autoridades. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil tem um número efetivo de 500 agentes para cidades com até 1,5 milhão de habitantes, com uma marca aproximada de 900 mil veículos nas ruas dos municípios de mesmo porte. Esses profissionais são muito associados apenas às fiscalizações de trânsito, mas eles são responsáveis por diversos outros aspectos, como orientar o tráfego e a segurança dos pedestres nas vias, auxiliar na circulação de carros e pedestres no entorno de escolas, dar suporte em caso de acidentes, sinalizar desvios em caso de obras nas ruas, realizar bloqueios e direcionamentos temporários quando semáforos estão em manutenção, além de realizar palestras e atividades educativas.

Buscando dar força a esses agentes públicos, em 8 de agosto de 2022, o polo da Uninter de Araucária (PR) recebeu em seu auditório profissionais do Departamento de Trânsito do município, visando à formação de 37 profissionais concursados, 29 pela Secretaria Municipal de Urbanismo e mais 8 da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, que futuramente irão trabalhar como agentes de trânsito. A formação, de 200 horas, tem parceria com o Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Detran/PR, o polo de Araucária e o professor Valdilson Lopes, tutor do curso de tecnologia em Gestão de Trânsito e Mobilidade Urbana da Uninter.

Um exemplo da importância dos agentes de trânsito foi em 2021, em que houve uma parceria do Departamento de Trânsito com a Secretaria Municipal de Educação por meio das escolas e CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil), na qual mais de 17 mil alunos deram início a um trabalho que busca dar orientação sobre as questões de comportamento e educação para o trânsito. Na ocasião, além de receberem materiais, 224 profissionais da educação passaram por uma formação sobre o tema.

Essas ações da Uninter e dos municípios, buscam melhorar a qualidade do trânsito e evoluir os agentes de trânsito, lutando pela valorização da profissão e no investimento de tudo que envolve a segurança do tráfego: semáforos, asfaltos e sinalizações.

“O polo Araucária busca sempre reforçar a marca Uninter em nosso município, abrindo espaço com novas parcerias. Sabemos a importância da nossa contribuição com a comunidade, portanto, cedemos um espaço do polo para o curso dos novos agentes de trânsito, visto que eles têm como missão oferecer à população condições de deslocamento com segurança e conforto para a população. Alcançamos visibilidade nas redes sociais, no site da prefeitura, divulgação no jornal local da cidade, que, por consequência, aumentou a procura de novos alunos, principalmente para os cursos de Gestão Pública e Gestão de Trânsito e Mobilidade Urbana”, complementou a professora e gestora do polo da cidade, Lenice Alberton.

Curso para a formação de um trânsito seguro e de qualidade

“O curso de Gestão de Trânsito e Mobilidade Urbana, pensado sob a coordenação do professor Gerson Buczenko e lançado pela Escola de Superior de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança da Uninter, auxilia ações voluntárias destinadas à conscientização, informação e educação para o trânsito”, comentou Valdilson. “Nesse viés, a prefeitura de Araucária nos contatou para que pudessem contar com nosso apoio em atender os novos agentes com o espaço do polo da cidade. Imediatamente, trocamos os contatos entre os organizadores do curso de formação designados pela prefeitura, a coordenação e a gestão do polo para as tratativas”, finalizou.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gustavo Henrique Leal - Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Michelli Gomes/Prefeitura de Araucária


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *