Como funciona o 3° setor?

Autor: Leonardo Tulio Rodrigues – Estagiário de Jornalismo

Segundo os dados do Mapa das Organizações da Sociedade Civil, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), são mais de 815 mil Organizações da Sociedade Civil (OSCs) espalhadas em diferentes frentes por todo o Brasil. A região Sudeste é a que mais possui esse tipo de organização, abrigando abriga 41,5% do total.

Essas organizações, sem fins lucrativos e de interesse público, compõem o chamado terceiro setor, que se diferencia do poder público e das organizações privadas com fins lucrativos.  Inseridas nas áreas da saúde, educação, assistência social, cultura e meio ambiente, tais organizações têm papel central no desenvolvimento da nossa sociedade

O termo OSC é estabelecido no marco regulatório das organizações da sociedade civil de 2014 e é considerado sinônimo de organização não governamental (ONGs), como são popularmente chamadas as instituições do terceiro setor.

A professora da Escola de Saúde Única da Uninter Cleci Elise Albiero afirma que, na década de 1990, foi observado o crescimento no número de organizações ambientais deste caráter que atuam no combate ao desmatamento e promovendo a conscientização ambiental.

Ela explica que o código civil brasileiro define somente duas formas organizativas para as OSCs: as associações e as fundações. “Juridicamente, só esses dois tipos de instituições são reconhecidos”, diz.

À frente dessas iniciativas, normalmente encontramos profissionais capacitados das áreas de serviço social, psicologia, pedagogia, gestão ou até mesmo direito .

Segundo a especialista em Gestão Estratégica de Empresas e professora da Uninter, Fabiana Prestes, os principais desafios daqueles que buscam gerir uma organização neste setor são a captação de recursos e a gestão de projetos sociais junto a sociedade.

“Esse profissional tem que ter as competências e habilidades de um gestor, afinal, ele vai estar à frente de uma empresa gerindo recursos e pessoas”, ressalta.

Cleci Elise Albiero e Fabiana Prestes foram as convidadas do programa Saúde em Foco, exibido em 13 de setembro pela Rádio Uninter. Com apresentação da Jornalista Barbara Carvalho, o programa buscou expandir o debate sobre o 3° setor.

Assista ao programa Saúde em Foco pelo canal de Youtube da Rádio Uninter.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues – Estagiário de Jornalismo
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Wikimedia


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *