Uma visita ao hospital psiquiátrico

 

Letícia Costa – Estagiária de Jornalismo

Os alunos do segundo período de Direito do Centro Universitário Internacional Uninter visitaram um dos mais antigos estabelecimentos psiquiátricos do Paraná, o Hospital Colônia Adauto Botelho. A visita que aconteceu no último dia 9, sob orientação de dois professores do curso, com a finalidade de conhecer a realidade do hospital. Os alunos também fizeram a doação de meias por eles arrecadadas.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas Cível e Extensão do curso de Direito, Tatiana Lauand de Paula Lorenci, como futuros advogados eles precisam estar cientes das carências da comunidade. “A visita visa proporcionar aos acadêmicos o necessário diálogo entre o curso e as necessidades da sociedade, buscando o aperfeiçoamento do ensino e da pesquisa e a democratização do saber, além de incentivar adoção de uma postura crítica por parte dos alunos diante da realidade”, diz Tatiana.

Referência estadual em atendimento psiquiátrico, o Hospital Colônia Adauto Botelho está localizado em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e em 2017 completa 63 anos. A instituição atende pacientes com transtornos mentais como depressão e esquizofrenia, dependência do álcool e de outras drogas. Conta hoje com 58 leitos nas duas alas de atendimento a pacientes com transtornos mentais.

Em fevereiro o governo do estado entregou as obras de reforma do hospital. A unidade conta agora com um novo sistema elétrico, equipado com gerador, e também recebeu melhorias na rede hidrossanitária e na pintura. O investimento foi de R$ 2 milhões.

 

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *