Alunos de Direito usam o aprendizado em favor de pessoas carentes

 

Letícia Costa – Estagiária de Jornalismo

Em dois anos, o Núcleo de Prática Jurídica do curso de Direito do Centro Universitário Internacional Uninter já realizou 160 atendimentos ao público externo, com serviços prestados a pessoas que não dispõem de recursos para pagar um advogado. Essa é uma maneira de os alunos de Direito da instituição colocarem em prática o que aprenderam em sala de aula e ainda ajudar uma parcela carente da sociedade.

Os atendimentos têm sido feitos nos mutirões do projeto Justiça nos Bairros, realizados pelo Tribunal de Justiça do Paraná. Nos dois últimos, em março e abril, dez alunos do 9º e do 10º período de Direito colocaram o aprendizado em prática na Rua da Cidadania em Pinhais e na Rua da Cidadania do bairro Cajuru, em Curitiba. Juntos dos professores Hugo Sirena e Tatiana Lauand de Paula Lorenci, eles atenderam a 20 casais na área do direito da família, em casos de divórcio, reconhecimento e dissolução de união estável, pensão alimentícia.

Segundo a coordenadora do NPJ Cível e Extensão do Curso de Direito da Uninter, Tatiana Lauand de Paula Lorenci, o atendimento jurídico real permite a aplicação prática de institutos e conceitos de direito processual. “Partindo de casos concretos e situações-problema em que os alunos precisam definir estratégias processuais, elaborar argumentos e teses jurídicas, redigir peças processuais e cláusulas contratuais, além de realizar escolhas e tomar decisões no ambiente judicial e extrajudicial de solução de conflitos”, explica Tatiana.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *