JORNALISMO

Uma tarde na Vigília Lula Livre

Iniciada em 17 de março de 2014, a Operação Lava Jato chegou à 51ª fase e permanece repercutindo mundialmente. Um dos desdobramentos das investigações sobre corrupção resultou na prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 7 de abril. Desde então se instalou nas proximidades da sede da Polícia Federal, no bairro Santa Cândida, em Curitiba, a Vigília Lula Livre.

A vigília acabou se tornando um lugar de onde saem pautas diárias. Por esse motivo, estudantes de Jornalismo da Uninter realizaram uma visita ao local e também participaram do programa Democracia em Rede, que acontece diariamente na Casa da Democracia, como parte da vigília. Organizada pela professora do curso Silvia Valim, a visita aconteceu na tarde do dia 16 de maio.

“É interessante que como jornalista a gente conheça o local de onde estão saindo ideias, matérias. Está se tornando público tudo que está acontecendo dentro da política em resultado da Operação Lava Jato”, diz a professora.

O programa Democracia em Rede é alternativo e acontece graças à junção de vários veículos de comunicação num só, eles se revezam na mediação das entrevistas que acontece todos os dias às 14h e é transmitido ao vivo pelo Facebook. Os debates são diversos, pautas como fake news, direito, sociologia e jornalismo alternativo já foram tratadas. “É um programa que tem sua ideologia, obviamente, tem a proposta de esclarecer as questões políticas que envolvem especial a prisão de Lula”, comenta Silvia.

A proposta da visita também foi de unir estudantes e professores no mesmo ambiente, e faze-los conhecer os jornalistas que trabalham com o jornalismo alternativo, como também fazer um passeio na vigília para conferir e conhecer quem são os jornalistas que estão fazendo a cobertura diária do assunto. “Um parâmetro para nós compararmos ao mercado que vamos encontrar ao sair da faculdade de jornalismo”, finalizou a professora.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Letícia Costa – Estagiária de Jornalismo
Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Silvia Valim - Professora de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *