PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Cineclube de polo da Uninter lança luz sobre a filosofia

A filosofia permite espaço para o debate, ainda melhor com cinema. No último 17 de maio, em Curitiba, o Polo de Apoio Presencial Carlos Gomes, realizou a exibição do segundo filme do projeto “Cineclube: luz, filosofia e ação”, promovido pelo curso de Filosofia da Escola Superior de Educação, da Uninter.

O projeto é realizado pelo curso de licenciatura em Filosofia da Uninter, na modalidade de educação a distância. A ação tem como objetivo criar um ambiente para reflexão e pesquisa.  Os alunos tiveram a possibilidade de assistir ao filme “Contato”, de 1997, do diretor Robert Zemeckis, que aborda questões de ciência e religião.

Na ficção científica, o personagem Eleanor, vivenciado pela atriz Jodie Foster, deseja evidenciar pela ciência que o ser humano não está sozinho no universo. Entretanto, o teólogo, interpretado por Matthew McConaughey acredita que há um Deus supremo,  e que nada irá diminuir o valor deste ser divino.

Após a sessão, ocorreu um debate que foi transmitido ao vivo para aproximadamente 3 mil alunos inscritos que assistiram ao filme em seus polos. Os estudantes enviaram perguntas e realizaram comentários sobre questões levantadas na obra cinematográfica.

Sete Lagoas

No mesmo momento, o polo da Uninter em Sete Lagoas (MG) promoveu a exibição do filme no Colégio Franciscano Regina Pacis. Cada polo tem um aluno que é chamado de “lanterninha”, indicado pelo coordenador do curso de Filosofia de cada unidade. Jairo Augusto Moreira Ramos foi escolhido lanterninha do projeto, na cidade do triângulo mineiro.

Ele relata que os alunos debateram como a ciência e a fé, medem forças perante condições ao nosso redor. “O debate foi muito proveitoso e fizemos análises dos fatos presentes no filme com notícias e situações que podemos ver através da mídia diante de nossa realidade”, explicou o aluno.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin - Estagiário de Jornalismo
Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *