COMUNICAÇÃO

Uma semana para “sextar” e se conectar

Entre os dias 21 e 23 de novembro, aconteceu a 7ª semana de Comunicação da Uninter. O evento, direcionado aos alunos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, acontece uma vez por ano e conta com a organização de estudantes de PP. Para isso, eles tiveram o apoio da coordenação do curso e de professores da instituição.

O que não faltou foi animação e muita troca de conhecimentos, com profissionais da área de comunicação, workshops e até exposição de fotografias com menção honrosa para os destaques. Compareceram mais de 33 palestrantes ao longo do evento, nos períodos da manhã e da noite.

Para a divulgação do acontecimento, as informações foram publicadas no Facebook, na página Saca Só. Neste ano, o evento contou com o tema “Sextou Conectou”. Foram 48 estudantes da Uninter organizando o encontro, além do apoio de 24 patrocinadores.

O pontapé inicial foi nas redes sociais

A Semana de Comunicação começou na manhã do dia 21, com o diretor de criação Rafael Pavelegini, que trouxe questões do mundo de negócios e das concepções de arte. Ele enfatizou sobre a importância dos estudantes não terem pressa para sair da faculdade e abrir um negócio próprio.

“Se você está com essa ideia, está no curso errado. Porque o profissional precisa entrar no mercado de trabalho para ter conhecimento do que essa profissão faz, para não acabar se precipitando na escolha do que fazer”, explica Rafael. Segundo ele, abrir o seu próprio negócio é a vontade da maioria dos estudantes.

Em seguida, as jornalistas Lívia Pulchério e Lorena Oliva, que são da área de assessoria de imprensa e criadoras do site Hashtagcuritiba, explicaram sobre os desafios para ser um influenciador digital (digital influencer).

Para elas, “o mundo de influenciador digital não é fácil, até porque o jornalista que escolhe essa área deve conhecer muito bem sobre o que vai tratar quando estiver falando para as pessoas”. Além disso, destacam que é preciso ter um bom ciclo de seguidores nas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter).

À noite, foram convidados profissionais que articularam sobre suas carreiras, com foco em publicidade. A palestrante Celinha Camargo, publicitária e sócia da Redhook, contou que ainda existem oportunidades, mas demandam ainda mais esforço. Ela aconselhou os estudantes a pesquisarem sobre a empresa a qual estão se candidatando, para saber se os valores correspondem com os seus.

Outra convidada, a publicitária Pesley Krieger, diz que sempre quis trabalhar com criação e direção. Contou sobre como conseguiu seu emprego na empresa Master. Apesar de não ter o melhor portfólio, explica, ela demonstrou interesse e acabou ficando com a vaga. (Pesley participou da produção desta peça publicitária contra o racismo)

Ainda do primeiro grupo, João Pedro Novochadlo falou sobre como o conhecimento adquirido nos seus anos de Engenharia Elétrica o ajudou quando passou para a publicidade, pois começou a participar de Hackathons (maratonas de desenvolvimento de soluções digitais para empresas).

Na segunda rodada, os palestrantes foram André Bales de Almeida, Simon Taylor Salem Santos e Estevan Reder, falando sobre processos criativos. Com bom humor, eles reforçaram que “o prazo apertado inspira a terminar o trabalho”, e como o vínculo empregatício pode interferir nas decisões do projeto. Os palestrantes não deixaram de avisar aos futuros profissionais que nem sempre é outra pessoa da área que decide sobre o produto, mas que isso não é necessariamente ruim.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ariadne Körber, Evandro Tosin, Jaqueline Deina e Maicon Sutil – Estagiários de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Jaqueline Deina - Estagiária de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *