COMUNICAÇÃO

Fake news não combina com jornalismo

O segundo dia da 7ª Semana da Comunicação da Uninter, no dia 22 de novembro, foi a vez dos jornalistas Guilherme Moreira e Monique Silva, do site Globo Esporte, participarem do Sextou. Eles discutiram sobre a Interatividade da Web nos programas de esportes. Para conquistar o leitor, é necessário a utilização de recursos gráficos e tabelas,para um maior número de interações. Os profissionais trabalham principalmente com a cobertura do futebol paranaense.

O professor Alexsandro Ribeiro, do curso de Jornalismo da Uninter, também esteve presente na mesa de debates. Monique e Moreira destacaram a importância no jornalismo de dados, da apuração da informação e do relacionamento com a fonte. “Uma boa relação com as fontes para ‘cravar’ essas notícias é um diferencial”, comenta Moreira, e ainda ressalta que no ambiente web está o futuro do jornalismo.

Cleverson Cachoeira, cientista de dados e Big Data, também foi convidado, e explicou sobre a necessidade de checagem. “O assunto faz a gente se conscientizar. As notícias se espalham de maneira errada, temos que checar, criticar e buscar se ela é verdadeira ou falsa, porque podemos estar prejudicando a vida de outra pessoa”, explica o especialista.

Nas palestras noturnas, a primeira rodada foi com a Jéssica Liu, dona do perfil Curitiba Fit, e  Jonas Campos, coordenador de conteúdo da RIC. Jéssica começou com o Curitiba Fit como um projeto de TCC, que acabou se tornando seu trabalho. Jonas tinha um blog para falar sobre experiências cinematográficas, que cresceu e passou a fazer parte do grupo RIC.

Tanto Jéssica quanto Jonas deixaram um conselho: “Se você acha que tem um conteúdo interessante, faça. Tente fazer um pouco diferente do comum”, afirmaram.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ariadne Körber, Evandro Tosin, Jaqueline Deina e Maicon Sutil – Estagiários de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Jaqueline Deina - Estagiária de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *