COMUNICAÇÃO

Eles chegaram lá, e agora dão dicas para quem está a caminho

Nomes conhecidos do jornalismo paranaense fizeram lotar o auditório do campos Tiradentes da Uninter, em Curitiba, para dar dicas de sucesso profissional no último dia da 7ª Semana de Comunicação Uninter, na noite do dia 23 de novembro. Estiveram presentes a repórter do Globo Esporte Nadja Mauad, o apresentador do Cidade Alerta Paraná, Paulo Gomes, e o radialista Luiz Fernando, do Boa da Pan. Com o auditório lotado, os palestrantes iniciaram um bate-papo animado.

Nadja falou sobre a polêmica da colega repórter Fabíola Andrade e do movimento #deixaelatrabalhar. Ela enfatizou a importância da checagem de fatos, independente da área no jornalismo. “Um grupo de jornalistas já estava emitindo nota de repúdio e pedindo a demissão do cara. Foi uma falta de responsabilidade nossa. Foi uma lição para todos de lembrar de um princípio básico, fazer a apuração”, afirma.

Sobre a carreira, ela contou que sempre quis trabalhar com o esporte. Antes de ser repórter, foi produtora na rádio CBN, e garante: “quem não teve oportunidade, procure, porque rádio é apaixonante”. Nadja também falou sobre a dificuldade em ser mulher no meio esportivo, mas incentivou quem está começando a carreira. “Procure, vá atrás e tente se destacar”, indica.

Finalizando a fala, ela deixou uma advertência para os estudantes: “O que mais me assusta é ver que esse pessoal novo não tem referências. Tem que respeitar quem está no mercado. É fácil ter oportunidades, mas também é muito fácil jogar fora. Gente comum tem aos montes, o diferente é que falta”, completa.

O apresentador Paulo Gomes falou sobre a época em que começou, no quadro Direito do Consumidor, e sobre os desafios de se fazer “notícia-denúncia”. “A gente corre risco, mas tenho que dizer para vocês, eu me orgulho de fazer isso” Ele ainda reforça: “Na vida, existe a sorte, mas você também tem que correr atrás”, finaliza.

O estudante Gustavo Alexandre Machado, um dos organizadores do evento no período da noite, comenta que a experiência serviu também para o desenvolvimento pessoal. “Foi bem interessante. O pessoal se uniu bastante para que o evento acontecesse. Saíram das suas funções e ajudaram o restante do grupo. Conseguimos fazer a primeira exposição da semana acadêmica, com 52 fotos”, comenta. O tema da exposição fotográfica foi “Conectividade, o que te conecta?”, Marcia Boroski, docente dos cursos de comunicação da Uninter, foi responsável pela iniciativa.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ariadne Körber, Evandro Tosin, Jaqueline Deina e Maicon Sutil – Estagiários de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Jaqueline Deina - Estagiária de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *