Uma semana para colocar o futuro em dia no polo Garcez

Autor: Gabriel Prado e Lucas Vasconcelos - Estagiários de Jornalismo

O polo Garcez de educação a distância da Uninter, em Curitiba (PR), realizou entre os dias 7 e 11 de outubro a sua primeira edição da Semana Pedagógica, evento que procura aproximar os estudantes das questões mais atuais de sua área de formação. O objetivo foi levar os estudantes da área educacional na modalidade a distância (EAD) a refletir sobre sua atuação na sociedade em um cenário de mudanças tecnológicas aceleradas.

Professores e alunos veteranos apresentaram diversas palestras e oficinas  em que os principais temas abordados foram educomunicação e intencionalidade, o profissional do futuro, tecnologias digitais, e desafios da educação brasileira.

“Falamos de assuntos como a temática de lazer e envelhecimento na era digital. Dentro dessas discussões, apresentamos a esses alunos a necessidade de formação de pessoas que tenham condições de considerar esse público da terceira idade como público em potencial em qualquer ambiente”, salienta o professor de Educação Física e coordenador da área de linguagem cultural e corporal, Marcos Luiz da Silva.

Responsável pelo Centro de Atendimento Psicopedagógico do Grupo Uninter, o professor Ivo Carraro reforçou a necessidade de nos prepararmos para o futuro. Fazendo uma linha do tempo com a evolução humana, ele explica que o ser humano sempre se adaptou e evoluiu.

A segunda parte da palestra ficou com a aluna de licenciatura do curso de Filosofia Laudelinda Ribeiro Chaves. Ela comenta que o objetivo de sua apresentação era de instigar cada aluno a pensar e fazer alguma diferença no mundo. Já aposentada, Laudelinda conta que buscava algo que a fizesse sentir prazer de levantar da cama, até que conheceu os projetos da Uninter, e hoje se sente muito mais realizada.

“Queremos nos aproximar mais dos nossos alunos, e também discutir a importância da educação no século 21”, pontua o coordenador do polo, Anderson Tavares. “Queremos essa aproximação dos alunos com a Uninter, sentimos a necessidade de eles estarem mais presentes aqui em cursos de educação, e através dessa semana pudemos trazê-los. Foi pensando nisso que desenvolvemos essa semana pedagógica”, completa a gestora da EAD na unidade Garcez, Suellen Mikaldos.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gabriel Prado e Lucas Vasconcelos - Estagiários de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Gabriel Prado e Lucas Vasconcelos - Estagiários de Jornalismo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *