“Foi impactante!” As impressões de um workshop que alimenta sonhos

Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo

Muitas pessoas têm o sonho de abrir seu próprio negócio, tornar-se seu próprio chefe e empreender. Há quem procure em uma graduação a capacitação para isso, além de buscar cursos específicos na área.

O polo Florianópolis Centro da Uninter decidiu dar uma força para os seus alunos sonhadores, promovendo o workshop “Empreendendo Sonhos”, no dia 10 de outubro. O evento, que fez parte da Jornada Empreendedora do Sebrae, foi aberto para todos os estudantes e contou ainda com a participação de seis convidados externos.

Os 23 alunos participantes são estudantes dos cursos de Pedagogia, Planejamento e Gestão Estratégica de Pessoas, Educação Física, Ciências Contábeis, Recursos Humanos e Administração. Os palestrantes foram Solange Fonseca e Felipe Mescolotto, consultores de empreendedorismo do Sebrae, que juntos têm mais de 18 anos de experiência na área.

“Foi impactante! Sempre temos bons cursos no polo, mas esse foi um dos melhores”, salienta Elisandra dos Santos, aluna do sexto período de Pedagogia da Uninter. A estudante destaca ter ficado impressionada com a forma como a dupla de palestrantes interagiu com a turma, o que foi um complemento ao conteúdo do curso.

Guilherme Rodrigues Oliveira, aluno da pós-graduação em Planejamento e Gestão Estratégica de Pessoas, encontrou no workshop uma inspiração para que volte a trabalhar em seu site guiadohost.com, onde dá dicas de informática, sua área de graduação. Para ele, esse também foi um dos melhores cursos complementares disponibilizados pelo polo.

A diretora do polo, Adriana Abreu, destaca que o workshop teve um retorno positivo da parte dos alunos. “O evento superou nossas expectativas, deu uma visão diferente do empreendedorismo, focando na realização dos sonhos e como às vezes não os colocamos no papel”, comenta ela, que já pensa nos próximos eventos que pretende organizar.

O workshop envolveu diversas atividades e dinâmicas, tanto em grupo quanto individuais, que envolveram os participantes. Solange e Felipe trabalharam com quatro habilidades e quatro ferramentas necessárias para quem quer empreender: liderança, comunicação, criatividade e confiança; planejamento, pró-atividade, foco e aprendizagem.

Ao final, todos participaram de uma dinâmica chamada “arremesso de ovos”, que  desenvolve a liderança, a comunicação e o trabalho em equipe. Foi uma forma de o grupo interagir e praticar os conceitos trabalhados durante a palestra, elaborando um projeto para arremessar ovos sem que eles quebrem.

“Para nós, foi muito interessante a experiência na Uninter. Nós aprendemos muito, e com um grupo muito interessado, focado, determinado e curioso”, comenta Solange.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo PAP Florianópolis Centro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *