Fonoaudióloga atenderá crianças com autismo na sede da Uninter

Autor: Assessoria

Desde que foi criada, a Associação Pró-autismo Esperança Azul, que tem sede junto ao polo da Uninter, tem como objetivo promover a troca de experiências entre pais de crianças com autismo que moram em Venâncio Aires (RS) e divulgar informações e eventos a respeito do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Por esse motivo, diariamente, os integrantes da entidade buscam novos meios de proporcionar melhorias tanto nos espaços de convivência, quanto em serviços voltados a evolução e o desenvolvimento cognitivo.

No último dia 11, foi iniciada uma nova e promissora etapa, no que se refere à promoção de melhoria na qualidade de vida das crianças cadastradas na associação, e elas passarão a receber atendimento especializado de fonoaudiologia. De acordo com a presidente da entidade, Ramone Mohr, 30 famílias cadastradas na associação aguardam em filas de espera por atendimento ou recorrem ao serviço particular. “Esse é um grande passo, o começo de uma demanda muito aguardada pelos familiares das crianças com TEA”, avalia.

Para a presidente da Associação dos Amigos do Centro Municipal de Cultura (Aacemuc), Maria Lucia Costa, é de suma importância abrir as portas para apoiar uma causa tão importante. “Nós, enquanto mantenedores, somos mais um elo forte desta corrente que busca abraçar cada vez mais projetos, ideias e ações que visam melhorar a qualidade de vida de todos”, relata.

Para o secretário municipal de Saúde, Ramon Schwengber, essa iniciativa é motivo de orgulho, pois se trata de uma luta árdua. “É um desejo que buscamos à longa data. Certamente, é o marco de um promissor serviço que abraça essa causa tão linda em prol às crianças com autismo”, destaca. Schwengber ainda explica que a iniciativa é um projeto da Secretaria de Saúde em parceria com a associação Esperança Azul e a fonoaudióloga atendará via Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale).
Os atendimentos serão realizados nas segundas e sextas-feiras, conforme a disponibilidade da profissional, bem como, a lista de espera e evolução dos quadros. O cadastramento pode ser realizado na Secretaria Municipal de Saúde.

Sobre a profissional

Fabiana Pinheiro Mota, fonoaudióloga há 20 anos, tem especialização em Saúde da Família e Saúde do Trabalhador. Há cinco anos estuda sobre o autismo com formação no Brasil e no exterior (Canadá e Alemanha). Para ela, há uma grande expectativa nos atendimentos, já que essa é uma demanda muito aguardada pela associação, familiares e Secretaria de Saúde.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Assessoria
Créditos do Fotógrafo: Leandro Osório/AI Prefeitura Venâncio Aires


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *