Uma incursão pela zona alfandegária do Afonso Pena

 

Letícia Costa – Estagiária de Jornalismo

Conhecer de perto as zonas alfandegárias do Aeroporto Internacional Afonso Pena é privilégio de poucos, e neste grupo se incluem os alunos dos cursos de Relações Internacionais e de Comércio Exterior da Uninter. Ao todo, 41 alunos dos polos Carlos Gomes e Tiradentes participaram de uma visita técnica na manhã do último dia 19.

Uma vez por ano a Receita Federal, órgão que dentre as suas funções administra os tributos internos e do comércio exterior, oferece visitas para grupos de estudantes e profissionais que desejam conhecer melhor o órgão de controle de entrada e saída de mercadorias no território nacional.

No ano passado os alunos do curso puderam ver de perto como funciona o sistema dos Correios, agora conheceram o Centro de Gerenciamento Aéreo do Aeroporto Afonso Pena. Eles transitaram de ônibus pela área de pousos e decolagens, receberam explicações sobre os procedimentos a que são submetidas as cargas para exportação e verificaram como funciona o sistema de reconhecimento facial de passageiros.

Segundo a coordenadora do curso Comércio Exterior, Angela Tripoli, foi uma grande oportunidade para os estudantes. “É de suma importância que o aluno tenha esse contato por que eu estou há 10 anos no mercado exterior e nunca tive esse acesso, nunca fui liberada para entrar e conhecer, e os alunos conseguiram verificar tudo isso. Tivemos uma equipe grande da Receita Federal que mostrou todos os trâmites e todos os caminhos que a mercadoria percorre para poder entrar ou sair do país”, conta.

A visita ao recinto alfandegário foi precedida por palestras da inspetora-chefe da Inspetoria da Receita Federal em Curitiba, Cláudia Thomaz, pelo chefe da Divisão de Operações Aéreas, Ricardo La Cava, e do superintendente da Infraero, Antônio Felipe Barcellos.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *