DIREITOS HUMANOS

Uma campanha para combater o mal que destrói a infância

Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de Jornalismo

Segundo dados da revista The Economist, em pesquisa publicada em 2019, o Brasil ocupa o 11° lugar no índice dos países que computaram casos de abuso infantil. Porém, dentre os 40 países pesquisados, é um dos mais envolvidos no item de políticas e campanhas para combater esse mal, tendo apoio da mídia e da sociedade.

O abuso, além de trazer consequências físicas para as crianças, as afeta emocionalmente e por isso deve ser combatido. Ainda segundo a pesquisa, existe muito trabalho pela frente, pois a coleta de informações nesse campo é falha – muitos casos de violência acabam não sendo registrados.

Em prol desse combate, no dia 27 de maio o IBGPEX (braço socioambiental da Uninter) deu início a uma semana de ações informativas e educativas, realizando mini-palestras e explicitando a importância do cuidado com jovens e adolescentes. “A ação convoca a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil”, diz Tânia Mara, técnica administrativa do IBGPEX.

“Faça bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes” é o slogan da campanha realizada em parceria com o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual. As palestras de conscientização sobre o abuso infantil contaram com a participação de alunos de quatro turmas de qualificação do IBGPEX: Jovem Aprendiz I e II, Rompendo Fronteiras e Fazendo Renda.

Saber identificar se seu filho ou filha, ou qualquer criança de sua família, sofreu abuso é um passo essencial neste programa. Entre os sintomas principais estão: alterações no desempenho na escola, distúrbios do sono, mudanças repentinas de comportamento e falta ou aumento repentino de apetite. Por isso o ideal é que os responsáveis estejam sempre conversando com seus filhos e acompanhando seu dia a dia, para perceber algo que fuja da rotina normal da criança.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *