Entre Zés e Josés, da zumba à neurociência, os cuidados com o tesouro da Uninter

Autor: Evandro Tosin, Juce Lopes e Igor Ceccatto - Estagiários de Jornalismo

Entre os dias 27 e 31 de maio foi realizada a semana SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) na Uninter, com o tema Qualidade de Vida e Saúde Mental – Você é o maior tesouro. A ação ocorreu em todas as unidades da instituição e contou com atividades e palestras de profissionais de diversas áreas. Teve aula de ginástica, quick massage (massagem rápida) e até mesmo uma sessão muito animada de zumba.

No dia 27 pela manhã, o diretor da Escola de Saúde, Biociência, Meio Ambiente e Humanidades, Rodrigo Berté, abriu o evento com a palestra “Neurolinguística e a Neurociência, conheça-te a ti mesmo”. A fala, que ocorreu na sede da Uninter em Campo Largo (PR), foi dirigida aos colaboradores da Secretaria Acadêmica e da Logística.

“A Neurolinguística é a disciplina que estuda os mecanismos do cérebro humano que possibilitam a compreensão, a produção e o conhecimento da linguagem, tanto falada como escrita”, explica Berté. Já a Neurociência está relacionada ao estudo do sistema nervoso e suas funcionalidades, além de suas estruturas, processos de desenvolvimento e alterações que podem surgir no decorrer da vida.

“A contribuição do professor Berté é para que possamos ter consciência de que além do espírito, temos que cuidar do corpo. Por isso temos que ter consciência do que fazemos no dia a dia, como estamos vivendo, nos alimentando e convivendo com as demais pessoas”, explica Simone Ramos, gerente da Secretaria Acadêmica.

A analista administrativa Edilaine Belchior, que faz parte da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), relata a importância de abordar o tema da saúde mental. “Muitos problemas no trabalho são ocasionados por depressão e estresse. Por isso é muito bom aprender mais com pessoas que pesquisam sobre o assunto”, comenta. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com maior incidência de pessoas com depressão na América Latina – cerca de 6% (12 bilhões) da população brasileira sofre com a doença.

Do palco para a vida

A tarde do mesmo dia foi a vez do palestrante e ator Aparecido Massi animar o auditório do campus Divina, em Curitiba (PR). Massi faz parte do Grupo Lanteri, responsável pela tradicional encenação da Paixão de Cristo na capital paranaense.

O ator, que encenou a vida de Jesus Cristo por mais de 30 anos, falou sobre sua motivação para subir no palco ao longo de três décadas. Ele demonstrou muita intimidade com o público, deixando o ambiente descontraído. Sua apresentação faz uma mistura de palestra com teatro – as histórias contadas para o público relembram contos bíblicos, fazendo alusão ao cotidiano do meio corporativo.

De acordo com Élcio Machado, engenheiro de segurança no trabalho da Uninter, todos os eventos da SIPAT ocorreram simultaneamente em oito prédios do Grupo Uninter, para que atingissem a maioria dos colaboradores. “O objetivo foi promover a saúde e a integridade física dos nossos colaboradores, proporcionando um ambiente de trabalho agradável, tranquilo e sem estresse”, afirma Machado.

Uma emocionante história de vida

Dando continuidade à programação, no dia 29 de maio foi realizada a palestra motivacional “Zé ou José: Quem você é?”. O palestrante foi o jornalista Márcio Barros que, ao brincar com as alcunhas “Zé” e “José”, falou sobre uma radical mudança de vida, destacando que é possível sair das ruas e voltar a ser bem-sucedido.

No início, Barros falou dos motivos que levam os jovens a entrarem na vida das drogas, entre eles os problemas familiares, a baixa-autoestima e a falta de apoio. “O vício muitas vezes começa na curiosidade de experimentar algo novo e aquilo, com o passar do tempo, sai do controle”, explica.

Após o bate-papo, Barros mostrou um vídeo de uma de suas matérias. O tema era a vida dos moradores de rua. A história de Zé Carlos chamou a atenção: morador de rua, com uma voz carregada de emoção e a lembrança de quem já tinha sido um José na vida. Ele contou sobre seu primeiro contato com a maconha: “Pensei: Ahh vai ser só uma vez, não vai dar nada e de uma, se tornou, duas, três e uns anos depois havia perdido tudo, já estava desistindo”.

Ao final do vídeo, o jornalista pergunta à plateia: “Vocês acreditam que um Zé pode voltar a ser José?” Todos respondem em coro que sim e, logo em seguida, ele rebate com uma frase: “Então, conheçam o meu José”.

Neste momento, um senhor de aparência saudável e feliz começa a descer as escadas em direção ao palco, cantando uma bela canção. Não foram poucos na plateia a deixar as lágrimas escorrerem.

A palestra se encerra com a mensagem de que nada é impossível, com fé em Deus e apoio todos podem vencer. José também deixa uma mensagem final, que reforça mais uma vez a importância de sua fé: “Acredite sempre em seu potencial e em seu Deus, pois ele é suficiente para livrar-nos de todo mal”, finaliza.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin, Juce Lopes e Igor Ceccatto - Estagiários de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Juce Lopes, Ariadne Körber, Evandro Tosin e Jaqueline Deina


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *