Um estádio está lotado de estagiários

Autor: Daniela Mascarenhos - estagiária de jornalismo

Para um estádio sediar uma partida do Campeonato Brasileiro de Futebol (Brasileirão), ele precisa comportar no mínimo 12.000 torcedores. Um estádio com essa capacidade ficaria praticamente lotado com o número de estudantes da Uninter que passaram pela central de Estágios. A partida é em busca de uma vaga no mercado de trabalho.  

De 2020 até outubro de 2022, foram 10.943 estágios que tiveram a documentação analisada e validade pela Central de Estágios Uninter. 

Desse número, a maior parte são estudantes de cursos de graduação EAD: foram 9983 estágios. Do presencial, 275. OS alunos de pós-graduação EAD somam mais 626. Na conta, também entram aqueles que estão cursando o Ensino Médio – EJA e alunos da UninterTech. 

 

Quantitativo de alunos em campo de estágio em 2022. Fonte: Central de Estágios

 

Por meio da Central de Estágios, os alunos da Uninter têm contato com duas modalidades: estágio obrigatório, que faz parte da grade necessária para conclusão do curso; e o estágio não-obrigatório, que depende da busca e interesse do aluno por fazer algo a mais durante seu processo de aprendizagem. 

Ambos são de extrema importância para os alunos. Já que, além de preparar para o mercado de trabalho, possibilitando que o aluno tenha seu primeiro contato com a profissão, o estágio também é a oportunidade de vivenciar na prática aquilo que é visto em sala de aula.  

Sem mencionar, que é a chance de o aluno já se posicionar no mercado. Afinal, ele estará levando seu conhecimento e habilidades para contribuir com a empresa.  

Central de Estágios  

O departamento é responsável pela análise, controle e assinatura da documentação de estágio. A equipe atualmente conta com 9 colaboradores, sendo: Coordenador administrativo; 3 Assistentes de operações acadêmicas; 4 Auxiliares administrativos; e 1 Aprendiz. 

Os profissionais são responsáveis por instruir os alunos no processo de preenchimento da documentação regulamentadora, fornecer informações e sanar dúvidas. Atuando desde o recebimento ao despacho de todos os documentos que são protocolados em sistema para geração de relatórios utilizados para comprovação perante os órgãos de fiscalização. 

É através deste processo a Central de Estágios mantém registros de todos os convênios firmados pela Instituição. Mantendo o controle dos estagiários através de relatórios distintos constando os dados do estagiário, dados do curso, polo de apoio presencial, instituição que concede o estágio, modalidade de estágio realizado e de relatórios de acompanhamento de atividades. 

Somando os termos de ambas as modalidades de estágio, só em 2022, o setor analisou 88.425 documentos. 

Atendimento 

A Central de Estágios atua de duas formas: através do atendimento presencial na Unidade Garcez, ou virtual através da aba de solicitações no AVA Univirtus.  

No decorrer deste ano, foram realizados 16.892 atendimentos. Segundo o coordenador administrativo do setor, Cristofer Adonis da Cruz, “da mesma forma que conversamos com os alunos pela tutoria, conversamos com o polo pela aba solicitações. Temos recebido os contatos/protocolos com dúvidas, adversidades, exceções em processos e até mesmo sugestões. Todos os contatos são respondidos de forma apropriada e as demandas atendidas”, conclui. 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Daniela Mascarenhos - estagiária de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *