Projeto da Uninter para acessibilidade é apresentado em congresso de engenharia e agronomia

Autor: Flávio Ducatti - Estagiário de Jornalismo

A Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) é uma língua gestual usada para comunicação entre pessoas surdas e também entre ouvintes e surdos. No Brasil, a Linguagem Brasileira de Sinais foi estabelecida pela Lei nº 10.436/2002 como a língua oficial das pessoas surdas, que define a obrigação dos governos em garantir formas de incentivar o uso e divulgação de LIBRAS nas instituições públicas, tornando também obrigatório o ensino dela nos cursos de formação em educação especial, ensino médio e superior.

O ensino de LIBRAS, no entanto, ainda apresenta muitas limitações tecnológicas. Algumas ferramentas assistivas permitem ampla inclusão, como sistemas que traduzem a fala do professor para a reprodução na língua de sinais. Pensando em mais possibilidades de inclusão, os alunos de Engenharia de Computação da Uninter Jose Eduardo Soutello e Matheus Drulla desenvolveram um protótipo de tecnologia assistiva para reprodução em LIBRAS, que consiste em uma mão robótica construída em uma impressora 3D. Os movimentos são realizados por servo motores, controlados por um sistema baseado na plataforma Raspberry Pi 3 e programação em linguagem Python.

“A nossa ideia era a criação de um projeto que explorasse a área de hardware e software voltado para a robótica. Com levantamento de ideias, priorizamos algo que pudesse fazer uma diferença social, e foi aí que nos deparamos com próteses impressas em 3D”, explica Soutello.

Ao fazer o estudo de caso, o interessante para usar no campo da robótica foi implementar a linguagem de sinais em que o desafio era reproduzir o máximo de letras possíveis com a prótese. O projeto, apesar de complexo, conta com toda a estrutura necessária para montagem e reprodução dos sinais. Os movimentos de um único comando de execução dos motores são capazes de reproduzir 17 das 26 letras do alfabeto no protótipo.

Há desafios e limitações em relação aos movimentos possíveis: movimentos feitos pelas duas mãos, movimentos dos braços e de rotações, expressões faciais e corporais. Para construção do braço, foi utilizado um arquivo open source de um site francês de segmento e a criação de um androide humanoide de tamanho real.

Segundo o aluno, a vontade era que o trabalho fosse publicado e, após a apresentação, ficasse na Uninter como um legado. “Foi maravilhoso saber que estava sendo exibido. Eu ainda pude criar o cartaz de apresentação, porém estava em horário de expediente, então apenas vi algumas fotos da apresentação do professor Ederson Chichaczewski que tivemos o prazer de ter nos representando”, conclui.

O TCC de Engenharia de Computação, realizado em 2021, foi submetido ao Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (CONTECC) e aceito para publicação, sendo classificado entre os 24 melhores e selecionado para apresentação oral em 6 de outubro de 2022.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Flávio Ducatti - Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Reprodução


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *