Polo de Chapecó realiza atividade prática de topografia com alunos de Engenharia Agronômica

Autor: Flávio Ducatti - Estagiário de Jornalismo

Alunos do curso de Engenharia Agronômica da Uninter realizaram a atividade prática de topografia em 1º de outubro de 2022. A ação reuniu alunos das cidades catarinenses de Chapecó e Quilombo, com realização na comunidade de Vila Nova, em Guatambu.

A importância dessas atividades enquanto polo é possibilitar que os acadêmicos possam vivenciar a teoria em propriedades da região, divulgando e fortalecendo o nome da instituição. Toda a credibilidade do curso proporciona a vivência, contato e o conhecimento com profissionais da área.

Para os alunos, o conhecimento da prática complementa o conteúdo teórico, tendo o contato físico direto com os materiais e a transmissão do conhecimento com quem vive as atividades na prática. Segundo Carla, acadêmica do curso, em duas ou três horas que passa realizando essas atividades, ela consegue assimilar melhor o conhecimento.

“Essas atividades são importantes para os nossos alunos e para o polo. Eu adoro sair do dia a dia e ir para o interior fazer essas atividades com eles, é muito bacana”, destaca Thaisa, orientadora pedagógica do polo.

A topografia estuda a superfície terrestre e as suas características e formas. O resultado desse estudo é fundamentado em formas, coberturas vegetais e elevações que são representadas em mapas. Uma de suas funções é a medição para delimitar espaços entre terrenos, loteamentos, utilizada também para subsidiar licenciamentos e registros junto a órgãos públicos.

O método utilizado para o levantamento topografo é a geotecnologia, capaz de medir ângulos e distancias por meio do taqueômetro, conhecido como estação total.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Flávio Ducatti - Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Divulgação


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *