Um conselho para quem busca o seu caminho na vida

Autor: Dionara Cíntia Helfenstein Bacher - Estudante de Jornalismo

A adolescência costuma ser um período turbulento, em que os jovens se sentem inseguros e com a mente repleta de dúvidas sobre a vida. Em Chapecó (SC), o polo Uninter ofereceu aos estudantes da rede estadual de ensino uma palestra motivacional e reflexiva, proferida pelo coach Eduardo Weydmann, intitulada “Qual é o Meu Caminho?”.

De forma descontraída, Eduardo ganhou a atenção e simpatia dos jovens a partir de temas que vão desde os melhores momentos já vividos até o que se pode esperar do futuro. Abordando assuntos atuais como drogas, depressão, redes sociais, sonhos, dores etc., através de brincadeiras e analogias com situações da vida, em 60 minutos de conversa e interação ele leva os jovens a fazer uma reflexão sobre seu caminho na vida, além de motivá-los a seguir em frente na busca por seus objetivos. Segundo Eduardo, “Produzir sentido na vida de outras pessoas é o que traz sentido para a minha”.

“Com a palestra ‘Qual é o Meu Caminho’, que a Uninter leva para dentro das escolas, a gente não quer trabalhar apenas o que o pessoal do ensino médio irá fazer a partir do ano seguinte, queremos marcar as pessoas para que levem aquilo que trabalhamos para a vida pessoal. Fazer com que cada um descubra o sentido da sua vida e, desde já, se automotive a buscar o conhecimento e a aplicabilidade dentro da sociedade”, observa.

Para a estudante Yasmim Pyetra Pergher, de 16 anos, a oportunidade oferecida pela Uninter é muito valiosa. “Eu senti que foi um assunto muito importante para ser trabalhado, uma vez que este mês é o da conscientização do suicídio, e os adolescentes que começam todas as questões de vestibular e outras pressões externas, a gente ter esta oportunidade me fez sentir mais tranquilizada”.

“Eu gostaria de agradecer pela palestra da Uninter e dizer que admiro muito o sistema de educação, pois é muito interessante a possibilidade de fazer uma faculdade sem estar presente lá o tempo todo, e que consiga fazer outros compromissos ao mesmo tempo sem ter de ir ao polo todos os dias”, enfatiza.

Todos os jovens que participam da atividade ganham a oportunidade de acessar o #linknofuturo e o curso Pré-enem curso gratuito especialmente desenvolvido aos estudantes do ensino médio que têm interesse em seguir em frente nos estudos. Lá eles encontram dicas valiosas de estudo, aprendem mais sobre as profissões e fazem testes vocacionais, entre outras atividades.

* Esta matéria foi produzida no âmbito do Programa Voluntários Uninter Notícias, desenvolvido pela coordenação do curso de Jornalismo junto com este site.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Dionara Cíntia Helfenstein Bacher - Estudante de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Dionara Cíntia Helfenstein Bacher - Estudante de Jornalismo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *