São Miguel do Oeste coloca os alunos para aprender “na prática”

Autor: Maicon Sutil - Estagiário de Jornalismo

Entre os dias 12 e 29 de agosto, o polo São Miguel do Oeste (SC) promoveu a segunda edição do “Na Prática Uninter”. A proposta é a de oferecer aos alunos uma “programação diferenciada, com palestras e visitas técnicas”, como explica o gestor do polo, Rogério Maldaner. O evento envolveu estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da Uninter, com o objetivo de “proporcionar uma vivência na prática daquilo que é visto por eles na teoria”, diz Rogério.

Uma das atividades que os alunos tiveram foi com a bombeira militar de Santa Catarina Cassiane Zappani, intitulada “Primeiros Socorros: técnicas que salvam vidas!”. Ela falou sobre primeiros socorros e demonstrou como aplicar algumas técnicas de salvamento para situações de emergência.

“Ela nos mostrou o quão importante são os primeiros socorros, o quão importante é intervir em situações de problemas, sabendo como atuar, tornando-se apto a diminuir o sofrimento de vítimas de acidentes e podendo até salvar vidas”, destaca Rogério.

Outro palestrante convidado foi o coach Jonatham Scholl, que falou sobre nossas próprias limitações em todas as áreas da vida com a palestra “Você e seus objetivos: superando a si mesmo”. “O problema é que muitos se limitam, quando na realidade possuem uma capacidade imensa, porém, pelo fato de não conseguirem acreditar nessa capacidade, se sentem fracassados e incapacitados”, diz ele.

Estudantes dos cursos de Psicopedagogia e Educação Especial da Uninter foram conhecer a APAS (Associação de Pais e Amigos dos Surdos). A orientadora Cristiane Vizentin acompanhou as alunas na visita técnica, que possibilitou uma conscientização da “necessidade da integração do ‘portador’ de necessidades especiais na escola regular”.

E também teve oficinais práticas, como a oferecida pela tutora do polo, Michelli Reolon, e pela auxiliar administrativa, Stéfani Glanert: “Oficina Básica do Excel”. É inegável que a informática está tendo mais relevância a cada dia que passa na vida das pessoas, e que “sua utilização já é vista como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vêm aumentando de forma rápida entre as pessoas”, explica Rogério.

A segunda edição do “Na Prática Uninter” proporcionou também a arrecadação de produtos de higiene para o Abrigo Cantinho Acolhedor, que fica localizado na cidade, já que o ingresso para as atividades do evento era a doação de um produto. Foram mais de 200 itens arrecadados no total. “Estamos muito gratos por este evento ter sido um sucesso novamente, e por podermos juntos ajudar o Abrigo Cantinho Acolhedor de São Miguel do Oeste”, conclui Rogério.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Maicon Sutil - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo PAP São Miguel do Oeste


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *