Um atendimento médico 5 estrelas para colaboradores 5 estrelas

Autor: Juliane Lima - Estagiária de Jornalismo

O Brasil registrou mais de 800 mil acidentes de trabalho em 2018. Um trabalhador se acidenta a cada 48 segundos no país. Os dados são do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT), que também indica que passou de 335 milhões o número de afastamentos por acidentes de trabalho entre 2011 e 2018.

Com vistas a evitar que seus colaboradores entrem nessas estatísticas, a Uninter profissionalizou desde 2015 o seu departamento de Medicina no Trabalho, tornando as rotinas mais eficientes na promoção, proteção, assistência e gestão da saúde e prevenção de doenças e acidentes.

O médico do trabalho e gestor em saúde Jean Alexandre Correia Vieira chegou à Uninter com a missão de implementar mudanças e melhorias no setor, adequando a empresa a todas as exigências da NR 4 (Norma Regulamentadora 4), que versa sobre Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.

Quando iniciou os trabalhos, Jean começou a fazer um controle de atestados e afastamentos para ter indicadores da saúde dos colaboradores da empresa. Aos poucos, as melhorias começaram a dar resultado, tanto que Lucas Hilgember, que na época desempenhava a função de professor de ginástica na empresa, se tornou fisioterapeuta do trabalho e agora é o ergonomista do Grupo Uninter.

Mas o objetivo do departamento também é fazer um atendimento de qualidade aos funcionários, sem precisar terceirizar o serviço para clínicas nos casos de exames admissionais, demissionais, consultas de retorno ao trabalho por afastamento do INSS ou licença maternidade.

Em 2016 foi realizado um investimento para a instalação de um ambulatório e o departamento conseguiu atender às exigências legais da NR-4, constituindo uma equipe que passou a realizar os exames periódicos dentro do prédio corporativo. “Hoje, a gente consegue acompanhar uma gestante, alguém que faz um tratamento para enxaqueca ou qualquer coisa clínica, aqui no ambulatório”, explica Jean.

Atualmente o departamento conta com sete colaboradores, em suas respectivas funções: Jean Alexandre Correa Vieira (coordenador da equipe), Lucas Hilgemberg (ergonomista), Valeria Nery de França (técnica de enfermagem do trabalho), Gabriela Fernanda Moreira (técnica administrativa), Edna Quiteria da Silva (aprendiz), Nicoly Krystine Gonzati de Mattos (aprendiz), além de Helen Fernanda Zancanaro, médica do trabalho que presta serviço terceirizado.

Tecnologia

Um dos diferenciais do departamento de Medicina do Trabalho da Uninter é o uso da tecnologia para facilitar o contato com os colaboradores. Hoje, a equipe de Tecnologia da Informação está conectada com a área médica. A entrega de atestados é feita diretamente aos responsáveis do departamento através de um sistema eletrônico, com acesso apenas do doutor Jean e da técnica de enfermagem, Valéria. Esse método foi adotado para criar um controle com indicadores e métricas, além de preservar a privacidade dos funcionários.

Segundo Jean, isso é fundamental, pois existem dados que precisam receber a proteção do sigilo médico. Esse controle facilitou a criação de indicadores epidemiológicos e de estatísticas, identificando a necessidade de expansão da área para suprir casos que antes não eram avaliados por profissionais, apenas eram abonados pelos próprios supervisores.

O departamento realizou um projeto de inovação em saúde para a gestão de absenteísmo na empresa, o controle das ausências no trabalho, que resultou em um prêmio no Congresso Brasileiro em Gestão de Absenteísmo e Reabilitação em 2017. Nesse projeto, são mais de 30 indicadores de gestão dentro da área. O próximo passo é a criação de uma plataforma para integrar dados da Unimed, empresa que fornece o plano de saúde da Uninter, com os indicadores de absenteísmo dos colaboradores, além de dados de vacina e prontuário eletrônico.

Campanhas de prevenção

Todos os anos a Uninter realiza campanhas de prevenção para os colaboradores. Além da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), da qual o departamento médico também participa, há eventos em meses especiais, como o outubro rosa e o novembro azul, visando respectivamente a prevenção do câncer de mama e de próstata.

Também anualmente ocorre a vacinação contra gripe para funcionários e beneficiários, com valor acessível. Para isso a Uninter faz parcerias com clínicas que fornecem o serviço e faz a aplicação nos ambulatórios disponíveis, nos campi e sedes corporativas do Grupo. Somente em 2019, a perspectiva é de vacinar em torno de 1.200 pessoas. O controle é realizado digitalmente, incluindo todas as informações automaticamente no prontuário de cada colaborador que toma a vacina.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Juliane Lima - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Juliane Lima - Estagiária de Jornalismo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *