Um ano de pandemia: como ela impactou nossas vidas do consumo de luz e água ao aumento do lixo

Autor: Barbara Carvalho - Jornalista

Meio ambiente é um conjunto de leis, influências e interações de ordem física, química e biológica que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. E no último ano, esta foi uma das áreas que mais sofreu impactos com a ação do homem devido às condições impostas pelo novo coronavírus.

Lembrando que pandemia é a situação em que uma doença infecciosa ameaça simultaneamente pessoas em nível mundial, acaba sendo inegável que um acontecimento deste porte influencie nas condições do meio ambiente. O programa Brasil: nosso país em transformação, da Rádio Uninter, trouxe reflexões sobre as mudanças que ocorreram nesse período de 1 ano desde o surgimento do primeiro caso de Covid-19. “Meio ambiente e a situação na pandemia” foi o tema da edição da última terça-feira (09.fev.2021).

Com vários exemplos de acontecimentos dos últimos meses, as professoras Sandra Lopes e Marcia Kravetz, dos cursos da área de meio ambiente da Uninter, mostraram as mudanças relevantes no cotidiano dos brasileiros. Devido à quarentena, milhares de profissionais migraram para o home office, gerando um aumento no consumo de diversos produtos e recursos. Um bom exemplo é a energia elétrica, que, com o aumento de tempo e número de pessoas nas residências, teve aumento significativo no início da quarentena. No Rio Grande do Sul, por exemplo, o consumo de energia elétrica teve um aumento de 8% nas residências.

“Esse consumo a gente pode atribuir ao trabalho home office, as crianças que não estão na escola, utilizando mais seus computadores, que se não estão estudando estão jogando ou plugados na rede, portanto esse consumo fica bem maior”, ressalta Sandra.

Atrelado ao aumento no consumo de energia também pôde ser observado a mudança no hábito do consumo de água. De acordo com dados divulgados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), a cidade de São Paulo, que conta com cerca de 12 milhões de habitantes, teve um aumento de 5% no consumo de água desde o início da pandemia. No Sul do Brasil sofre, desde meados de 2020 há escassez das chuvas, mas isso não foi impeditivo para o aumento na região.

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) comparou números dos meses de abril de 2019 e de 2020, mostrando que no último ano houve um aumento de 11% no consumo de água residencial no estado. Ainda, ultrapassando a estatística estadual, cidades da região metropolitana de Curitiba, como Piraquara e Fazenda Rio Grande, tiveram aumento de mais de 16% neste consumo. As professoras ainda salientam que, este aumento nos números também se deve a situações como as condições de tubulações, a manutenção realizada pelas companhias de saneamento e também questões como rompimento de adutoras.

E quanto a geração de resíduos? Estes números também foram abordados na edição. De acordo com Márcia, a maior preocupação de ambientalistas ou acadêmicos da área ambiental foi quanto ao descarte inadequado de máscaras, pois o número aumentou de 10 a 20 vezes comparado ao período anterior. “O lixo domiciliar aumentou de 15% a 24% durante o período da pandemia, porque agora é tudo em casa, ou eu peço em um restaurante e nisso vem alguma embalagem e eu descarto, e também afirmo que o consumo de plástico explodiu durante a pandemia, com um índice de reciclagem do mesmo inferior a 2%”, ressalta.

Outro dado que merece ressalva é quanto ao aumento de desmatamento de terras indígenas ocorrido durante a pandemia, com o número alarmante de 59% a mais ao período anterior. “Isso traz para o meio ambiente uma preocupação muito grande porque com o desmatamento, comprovadamente em estudos, mostra que o surgimento de doenças contagiosas, como a Covid-19, advém de desregulação do ambiente natural com a ação antrópica do homem”, alerta Sandra.

Pensando na amostragem da reação do homem quanto aos seus hábitos em um período atípico como este da pandemia, novos hábitos de vida e de consumo são essenciais. Para Sandra, “a mudança dos padrões de consumo da sociedade, em especial da juventude, é um importante aspecto a monitorar ao longo do próximo ano e década, indicam os especialistas. Os modelos atuais de crescimento econômico estão sendo questionados e a economia circular ganha cada vez mais tração e relevância nesse novo contexto”.

Para conferir a edição na íntegra basta acessar o link. O programa Brasil: nosso país em transformação acontece quinzenalmente, terças às 14h30 no Facebook da Rádio Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Barbara Carvalho - Jornalista


1 thought on “Um ano de pandemia: como ela impactou nossas vidas do consumo de luz e água ao aumento do lixo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *