Direitos humanos

Três horas de show para comemorar a inclusão e a acessibilidade

Acessibilidade! Você sabe o significado desta palavra? É a possibilidade de tornar acessível um lugar ou um conjunto de lugares a todas as pessoas, respeitando o seu direito de ir e vir. Comemora-se em 3 de dezembro o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Para celebrar o dia, a Uninter realizou em parceria com o Fórum Trabalhista de Curitiba o evento “Homenagem Artística ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”, no dia 8 de dezembro. Foram três horas de shows variados para comemorar a inclusão e a acessibilidade.

Participaram do evento as desembargadoras Marlene Teresinha Fuverki Suguimatsu e Neide Alves dos Santos, o primeiro desembargador cego do Paraná, Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade do Tribunal Regional do Trabalho. A mesa de abertura contou ainda com a participação do professor Clóvis representando o o Instituto Paranaense de Cegos e da coordenadora do Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (SIANEE) da Uninter, Leomar Marchesini.

O evento teve o objetivo de falar da importância da acessibilidade da pessoa com deficiência e congregar a arte. Durante a mesa de abertura, a igualdade, a liberdade e agradecimentos foram feitos. A desembargadora, Neide Alves dos Santos em sua fala chama a atenção para a igualdade. “A igualdade é para todos, não somente para o outro”, destaca a desembargadora. Leomar explica que a proposta do evento foi fazer algo diferente, com apresentações e exposições de trabalhos de pessoas com deficiência. Todos as apresentações do evento foram voluntárias.

A programação do evento foi de peso. Houve apresentação musical e de dança, apresentações artísticas variadas, declamação de poesias, dança, exibição de piano, de bateria e do coral “Vozes de Angola”. Entre risos e lágrimas, a plateia se emocionou com a dedicação de cada convidado que mostrou um pouco de sua arte. Na sala ao lado do auditório teve uma exposição de artes, com telas de pintura e fotografias.

Aluna de Jornalismo da Uninter Priscilla Gusman é deficiente visual. A aula é conhecida também como “Ivete Sangalo Loira” e em sua apresentação soltou a voz. Rafael Greca Freitas é aluno de Gestão Comercial da Uninter e tem deficiência auditiva. O rapaz contou piadas em libras e o público teve de tentar entender. Depois um intérprete de libras da Uninter traduziu as piadas.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Camila Toledo – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Rafaela Almeida - Estagiária de Publicidade e Propaganda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *