Violência

Três entre 4 crianças em abrigos sofreram violência

Um levantamento do Grupo de Estudos e Pesquisa TrabalhoEducação e Sociedade (GETES) do Centro Universitário Internacional Uninter aponta que 74% das crianças que estão em situação de abrigamento em Curitiba e região metropolitana foram vítimas de algum tipo de violência, abandono e outras violações de direitos, resultantes da desigualdade social vivenciada no país.

A violência (física, psicológica, sexual ou familiar) está presente em 28,5% dos casos; o abandono e a negligência, em 26%. O uso abusivo de drogas e problemas psiquiátricos entre os responsáveis corresponde a 19,5% dos casos. Outras causas também foram apontadas, como evasão da escola, orfandade, prisão do genitor e situação econômica precária.

Entre 2016 e 2017, estudantes e professores da Uninter analisaram prontuários de aproximadamente 300 crianças e adolescentes de 0 a 18 anos de idade. “A pesquisa reforça a importância e o aumento desta demanda social. Também aponta a necessidade de profissionais especializados que atuem no acolhimento institucional, com vistas a uma efetivação de direitos mais ampla, o que pode ser construído a partir de acompanhamentos mais adequados e contextualizados à dinâmica da vida em uma sociedade capitalista”, explica Dorival da Costa, coordenador do curso de Serviço Social da Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Edição: Mauri König


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *