Geografia

Como universidades impactam municípios?

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) reuniu de 12 a 15 de outubro em Porto Alegre (RS) professores, estudantes de pós-graduação e profissionais que se dedicam à pesquisa, ao debate e às ações desenvolvidas nos cursos de Geografia de todo o país. Neste ano, o tema do 8º Encontro Nacional da ANPEGE foi “Geografia, Ciência e Política, do pensamento à ação, da ação ao pensamento”.

Segundo diretores e organizadores do encontro, o evento teve como objetivo contribuir para a explicitação dos processos sócio políticos contemporâneos que promovem uma avassaladora ordem de questões implicadas com os diferentes usos do espaço, que consequentemente agrava a discriminação, exclusão e extermínio decorrente do uso desigual e excludente do espaço geográfico.

A coordenadora de licenciatura em Geografia da Uninter, Renata Adriana Garbossa, apresentou a tese que está realizando sobre a influência das instituições públicas no desenvolvimento dos municípios. Ela está estudando esse impacto nas cidades de Pato Branco, Guarapuava, Francisco Beltrão e Apucarana, todas no Paraná. Ela aborda a economia desenvolvida pelas universidades públicas instaladas nesses lugares, ou seja, o crescimento econômico que é possibilitada pelo movimento causado pelas instituições.

“Tive muitas indicações de leituras, artigos, comentários sobre a metodologia e a condução da tese”, comenta a coordenadora. Além de apresentar sua tese, também fez parte do fórum dos coordenadores que tinha como objetivo analisar o último resultado da avaliação quadrienal dos cursos de pós-graduação.

A coordenadora participou pela primeira vez do fórum e conta que foi uma experiência ótima, pois pôde interagir e ter uma visão mais ampla dos cursos em outras instituições. “Foi um momento de debate e de levantamentos de propostas”.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Camila Toledo – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *